Autor |
Santos, Maria da Conceição Soares; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9306997458186155; |
Orientador |
Carnin, Anderson; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3357536032967630; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O ensino de Produção Textual no Ensino Médio piauiense: representações docentes em debate; |
Resumo |
Esta dissertação teve como objetivo geral compreender o ensino de Língua Portuguesa a partir de representações de professores acerca do trabalho com produção textual escrita na escola do Ensino Médio (EM), última etapa da Educação Básica. Para isso, realizei entrevistas semiestruturadas, analisando como tais representações dialogam ou não com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, BRASIL, 2018), na proposta do (Novo) Ensino Médio. Firmemente pautado no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo, este estudo é de base qualitativa e tem viés interpretativista. A geração de dados provém de entrevistas semiestruturadas, registradas em vídeo, realizadas com três professoras da rede pública estadual de ensino regular do município de Teresina (Piauí). As análises incidem sobre as representações dessas docentes acerca do seu trabalho com produção textual escrita em sala de aula - a partir de dois níveis da arquitetura textual de Bronckart (2006): o nível da infraestrutura textual geral, focando na identificação dos tipos de discurso, e o nível dos mecanismos enunciativos, com foco na identificação das marcas de responsabilização enunciativa. Os resultados obtidos sugerem que, embora as professoras se responsabilizem enunciativamente pelo seu agir discursivo em relação à produção textual escrita, percebe-se que ainda há muito em que se avançar em relação ao ensino de produção textual escrita na escola do Ensino Médio. Evidencia-se, ainda, que tais representações não se aproximam do que é prescrito ao professor de língua materna pela Base Nacional Comum Curricular – (BNCC, BRASIL, 2017; 2018). Observa-se que as professoras entrevistadas parecem não conhecer a proposta prevista para o (Novo) Ensino Médio. Considera-se que esta pesquisa contribui para as investigações feitas nessa esfera ao reafirmar a importância de se compreender com mais profundidade na realidade escolar, a partir de representações de professores, para que, assim, seja possível intervir mais qualificadamente em seu trabalho de ensino através de propostas de formação continuada.; |
Abstract |
In this dissertation, the general objective understand the teaching of the Portuguese language from the representations of teachers about the work with written text production in the High School (EM), the last stage of Basic Education. For this, I conducted semi-structured interviews, analyzing how such representations dialogue or not with the Common Base National Curriculum (BNCC, BRAZIL, 2018), in the proposal of (New) High School.The generation of data comes from semi-structured interviews, recorded on videos, conducted with three teachers from the state public network of regular education in the city of Teresina (Piauí). The analyses focus on the representations of these teachers about their work with textual production written in the classroom, from two levels of Bronckart's (2006) textual architecture: the level of the general textual infrastructure, focusing on the identification of types of discourse, and the level of enunciative mechanisms, with a focus on identifying the marks of enunciative accountability. The results suggest that, although the teachers are enunciatively responsible for their discursive action in relation to written text production, it is clear that there is still a long way to go in relation to the teaching of written text production in high school. It is also evident that such representations do not come close to what is prescribed to mother tongue teachers by the National Common Curricular Base – BNCC (BRASIL, 2017; 2018), it is observed that the interviewed teachers do not seem to know the proposal foreseen for (New) High School. It is considered that this research contributes to investigations conducted in this sphere by reaffirming the importance of understanding this issue in more depth in the school reality, from the representations of teachers, so that, thus, it is possible to intervene in a more qualified way in their teaching work through proposals for continuing education.; |
Palavras-chave |
Ensino de Língua Portuguesa; Ensino Médio; BNCC; Produção escrita; Interacionismo Sociodiscursivo; Trabalho representado do professor; Portuguese Language Teaching; High school; Written production; Socio-discursive interactionism; Teachers’ represented work; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-03-23; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9795; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada; |