Autor |
Assunção, Évellin Aparecida Veras de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5326241130807194; |
Orientador |
Ferreira, Jairo Getulio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8243334414084240; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Do boicote à evangelização digital: a produção de sentido e a luta pelo reconhecimento nas interações comunicacionais acionadas por atores religiosos às telenovelas Babilônia e Apocalipse; |
Resumo |
Esta pesquisa tem o objetivo de investigar como as interações comunicacionais digitais entre atores sociais que mobilizam a luta pelo reconhecimento (MARTÍN-BARBERO, 1997) nos boicotes religiosos a telenovelas, promovidos pelas páginas Agente Gospel e FaceCatólico, afetam a relação entre a sociedade e a mídia televisiva em um ambiente midiatizado. Como aporte método, utilizamos a reflexão proposta por Ferreira (2012) sobre a abdução, dedução e indução, Braga (2008) e Marre (1991). Metodologicamente, nos referenciamos em Ferreira (2020), em suas reflexões em torno da pesquisa empírica sobre a circulação a partir da perspectiva de Verón e Levasseur (1989) e no estudo de caso (FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2013). Essa perspectiva contribui para a análise do processo midiático, sobretudo para pensar o reconhecimento por meio do percurso do movimento circular da investigação empírica. Dessa forma, traçamos uma relação entre o estudo de recepção clássica com o estudo dos indivíduos que interagem em redes e constituem circuitos de um sistema de resposta social (BRAGA, 2006; 2012), com foco nos acessos, usos, práticas e apropriações acionados por esses indivíduos. Na imersão epistemológica, buscamos sistematizar perspectivas visitadas bibliograficamente, bem como suas questões e proposições, conforme os objetos empíricos analisados; delimitar conceitualmente os principais operadores semânticos mobilizados; e relacionar essas sistematizações à problemática da midiatização, focando especialmente na circulação (FERREIRA, 2016; 2020; GOMES, 2017a; FAUSTO, 2010). No cotejamento das interações a partir dos boicotes religiosos, identificamos modos de ação, reação e relação dos atores sociais com a mídia e inferimos sobre a construção do estigma social e religioso em circuitos midiáticos em redes digitais.; |
Abstract |
This research aims to investigate how the digital communicational interactions between social actors that mobilize the struggle for recognition (MARTÍN-BARBERO, 1997) in the religious boycotts of telenovelas, promoted by the Agente Gospel and FaceCatólico pages, affect the relationship between society and the television media in a mediatized environment. As a method, we used the reflection proposed by Ferreira (2012) on abduction, deduction, and induction, Braga (2008) and Marre (1991). Methodologically, we refer to Ferreira (2020), in his reflections on empirical research on circulation from the perspective of Verón and Levasseur (1989) and the case study (FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2013). This perspective contributes to the analysis of the media process, especially to think about recognition through the circular movement of empirical research. Thus, we trace a relationship between the classic reception study with the study of the requirements that interact in networks and the maturity of a social response system (BRAGA, 2006; 2012), focusing on the accesses, uses, practices, and appropriations triggered by these we. In epistemological immersion, we seek to systematize perspectives visited bibliographically, as well as their questions and propositions, according to the empirical objects analyzed; conceptually delimit the main semantic operators mobilized; and relate these systematizations to the problem of mediatization, focusing especially on circulation (FERREIRA, 2016; 2020; GOMES, 2017a; FAUSTO, 2010). In comparing interactions based on religious boycotts, we identify modes of action, reaction, and the relationship between social actors and the media and infer about the construction of social and religious stigma in media circuits in digital networks.; |
Palavras-chave |
Boicote religioso; Luta pelo reconhecimento; Circulação; Interações comunicacionais; Evangelização digital; Religious boycott; Struggle for recognition; Circulation; Communicational interactions; Digital evangelization; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-09-17; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9712; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |