Resumo:
A função de uma auditoria de demonstrações contábeis é aumentar o grau de confiança sobre as informações financeiras apresentadas por uma entidade. O trabalho se traduz na emissão de um relatório de auditoria emitido por um auditor independente e remunerado pelas companhias auditadas. Dada a estrutura deste mercado, o presente estudo busca avaliar qual o efeito da fatia de mercado (market share), dos níveis de concentração e da liderança de mercado das firmas nos honorários por elas cobrados. Foram analisados dados entre os anos de 2010 e 2015 para uma amostra de companhias de capital aberto no Brasil e utilizadas diversas variáveis de controle junto às variáveis de interesse para medir se a fatia de mercado ou a liderança são determinantes dos honorários, bem como verificar se os maiores honorários representam maior qualidade dos serviços. Os resultados demonstram uma relação positiva e significativa entre market share, concentração e liderança com os honorários cobrados pelas firmas de auditoria, bem como uma relação positiva entre gerenciamento de resultados e honorários. Além destes achados, quando realizados testes somente com as maiores firmas (BigFour) foram encontrados resultados significativos, demonstrando que a maior fatia de mercado permite uma maior cobrança de honorários mesmo entre o grupo das maiores firmas.