Resumo:
Além da agilidade no lançamento de novos produtos, a competitividade atual do mercado exige criar maior valor ao cliente a um custo mais baixo. Esta realidade fez com que a gestão de custos fosse incorporada a uma parte da estratégia empresarial. Neste contexto, surge a Gestão Estratégica de Custos (GEC), que inclui as questões estratégicas nas análises das mensurações dos custos. Uma das formas possíveis para aplicação da GEC consiste na utilização das práticas de Engenharia Reversa (ER), que busca extrair conhecimento de um produto através do processo de desconstruí-lo. Diante disso, este trabalho teve o objetivo de analisar a contribuição das práticas de Engenharia Reversa para a Gestão Estratégica de Custos. As etapas do processo de Engenharia Reversa foram identificadas e analisadas a partir de um Estudo Multicasos em duas empresas. O posicionamento estratégico nos dois casos apontou para o Enfoque, pois havia a necessidade de superar a concorrência com melhores prazos de entrega e com mais qualidade nos produtos. A utilização da Engenharia Reversa contribuiu no suporte a estas estratégias competitivas, pois durante o processo de desmontagem dos componentes dos produtos foram identificadas oportunidades de melhorias, sem alterar a funcionalidade final dos produtos. Os reprojetos geraram reduções nos tempos e nos custos de produção, o que permitiu que as empresas superassem a concorrência com prazos de entrega menores e mantendo a qualidade necessária. Este estudo justifica-se pela discussão de iniciativas que direcionam a empresa a analisar os custos que impactem suas estratégias e, através da utilização de práticas como a Engenharia Reversa, alcancem maior agilidade no lançamento de produtos. Este estudo é relevante por comparar as etapas identificadas nos casos analisados com os Processos de Desenvolvimento de Produtos abordados por Rozenfeld et al. (2006).