Resumo |
O presente estudo de caso se faz necessário em razão de uma nova realidade no mundo, que enfrenta o isolamento social proposto para conter a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O isolamento traz uma nova realidade em diversos setores, tais quais a saúde, a política e mais precisamente na economia. Saber como é o comportamento da população nesses setores se faz necessário para entendermos que ações devem ser tomadas para contornar eventuais problemas que surgirão. Como se sabe o principal fator que inibe a disseminação do coronavírus é o isolamento social, e o objetivo do estudo é analisar o consumo durante o momento da pandemia, comparando com o período anterior a ela, além de avaliarmos os estabelecimentos onde eram direcionadas a maioria das transações versus onde estão se concentrando atualmente, além de vislumbrarmos a evolução da inadimplência, são formas de entender o impacto econômico. Tais análises objetivam avaliar o comportamento de consumo no meio de cartões de modo a permitir-nos antecipar ações e modificar o produto para atender uma nova realidade que se apresenta. Os resultados demonstram que sim, temos mudanças e uma nova realidade de aumento de endividamento, de compras não presenciais, além de migração de tipos de estabelecimento onde se concentravam anteriormente a maior fatia das transações de cartão. Cabe acompanhar essa evolução de modo a direcionar as decisões de negócio e modelos econômicos da instituição financeira. Esse acompanhamento se faz necessário para entendermos se as mudanças no consumo em tempo de isolamento perdurarão, resultando em um novo modo de consumo no mercado de cartões.; |