RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Consumidores virtuais versus físicos: motivações que levam os clientes da Leroy Merlin de São Leopoldo-RS a optarem pela compra na loja ou pela internet

Mostrar registro simples

Autor Simionato, Maurício Almeida;
Orientador Coutinho, Josefina Maria Fonseca;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2666628808984953;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Consumidores virtuais versus físicos: motivações que levam os clientes da Leroy Merlin de São Leopoldo-RS a optarem pela compra na loja ou pela internet;
Resumo O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise em relação ao consumidor virtual e físico no varejo de materiais de construção da loja Leroy Merlin - unidade São Leopoldo-RS, com a perspectiva de buscar entender quais são as motivações que fazem com que ele opte por comprar na loja física ou pelo sistema de internet. O interesse pela realização da presente pesquisa é decorrente do crescimento do varejo virtual em relação ao comércio físico, aumento esse provocado pelo avanço tecnológico, representado pela internet. Diante disso, o estudo visa compreender os principais motivos que levam o consumidor a optar pela compra virtual ou por permanecer procurando o espaço físico da loja onde estão disponibilizados os produtos, nesse caso, de materiais de construção. Para se alcançar o objetivo proposto, a metodologia empregada consistiu na aplicação de um questionário do Google formulários, junto a 115 clientes da loja, no período de 03 de setembro a 31 de outubro de 2018. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre produções que tratam desse tema. Como principais resultados, observou-se a quebra de paradigma de que a venda física vai acabar, uma vez que foi detectado que, de um lado existem consumidores cada vez mais conectados ao sistema on-line, buscando alternativas de compras, enquanto do outro ainda há pessoas que preferem os processos de experimentações pessoais dos produtos, temendo futuros desconfortos.;
Abstract The present work has by objective make an analysis in relation to virtual and physical consumer in the retailer of construction materials of store Leroy Merlin – unity São Leopoldo-RS, with the perspective of search understand which are they motivations that make with which he choose to buy in the physical store or by internet system. The interest by the realization of present research is due of growth of virtual retail in relation to physical commerce, increase that provoked by technological advance, represented by internet. Therefore, the study aims understand the main reasons that lead the consumer to opt for the virtual purchase or by remaining looking the physical space of store where are available the products, in this case, of construction materials. To achieve the proposed objective, the methodology employed consisted in the application of a questionnaire of Google forms, together with 115 customers of store, in the period of 03 of september to 31 0ctober 2018. Also it was performed a bibliographical research about productions that treat this theme. As main results, it was observed the paradigm break that the physical sale will end, once has was detected that, on the one hand there are consumers increasingly connected to online system, looking shopping alternatives, while the other still there are people who prefer the processes of personal experiences of products, fearing future discomforts.;
Palavras-chave Consumidor virtual e físico; Material de construção; Varejo; Loja Leroy Merlin São Leopoldo; Virtual and physical consumer; Construction material; Retail; Store Leroy Merlin São Leopoldo;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9592;
Nivel MBA;
Curso MBA Gestão Estratégica de Negócios;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística