Resumo |
A globalização dos negócios criou inúmeras oportunidades para a internacionalização de uma vasta gama de serviços e novas oportunidades de negócios. Neste trabalho, é analisado os fatores que influenciaram os caminhos estratégicos, o potencial do mercado-alvo, realizados pela empresa Marschall Import. Export. Ltda., na internacionalização, distribuição e comercialização de calçados, e com uma pequena rede de lojas calçadista brasileira, no mercado boliviano, administrada por empresários brasileiros, localizada na cidade de Santa Cruz de La Sierra. Para isso analisaremos os fatores e a metodologia da pesquisa, que é qualitativa, de caráter exploratório, caracterizado como um estudo de caso. A fim de lograr este objetivo, foram analisadas informações relacionadas ao ambiente interno da empresa, as variáveis macro ambientais do mercado e as estratégias de marketing internacional. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista qualitativa com a empresa e um levantamento de informações através de publicações, e websites. Desta forma, o estudo apresenta os principais pontos fortes e fracos da empresa, bem como um panorama do setor de industrialização e comercialização de calçados, no mercado mundial, no Brasil e em particular no mercado da Bolívia, com o objetivo de situar a empresa importadora e distribuidora com relação ao mercado-alvo, no que tange as suas oportunidades e ameaças. Por meio das análises realizadas, é possível ser observado, as estratégias de produto, preço, praça e promoção, e as adaptações necessárias para a inserção no mercado boliviano. Com estas ações realizadas pela empresa, é possível identificar a viabilidade para importar calçados brasileiros, para um mercado altamente consumidor de produtos conceituais, fashion shoes, que as marcas brasileiras podem proporcionar aos investidores no mercado de varejo e acessórios de calçados multimarcas e das propostas estratégicas compatíveis com o bom cenário econômico que a Bolívia proporciona, principalmente na cidade sede da empresa.; |