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Autor Barbosa, Valdenês Pacheco;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9017589174670330;
Orientador Macagnan, Clea Beatriz;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4140381928037602;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Adoção da IPSAS 17 em órgãos do Poder Executivo Federal;
Resumo Este estudo teve por objetivo descrever o posicionamento em órgãos do Poder Executivo Federal sobre a adoção da IPSAS 17 – propriedades, equipamentos e instalações. A análise foi realizada com base no pressuposto das regras formais e informais da Nova Teoria Institucional, com o foco no entendimento dos órgãos públicos sobre cinco regras informais: percepção, interpretação, custo e benefício, responsabilidade educativa e enfoque orçamentário. O estudo foi realizado no Brasil e conta com uma amostra de 119 órgãos superiores do Poder Executivo Federal. Tais entidades responderam a um instrumento de pesquisa enviado por meio do e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) e e-Ouv (Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal). O questionário é composto por 5 blocos, cada um representando uma regra informal, que também serviram de base para desenvolver as hipóteses de pesquisa, as quais foram submetidas ao teste de diferença de média (t-student), a um nível de significância de 1%. Os resultados demonstram os blocos I – percepção, II – interpretação, III – custo e benefício e V – enfoque orçamentário como hipóteses não rejeitadas. Já no bloco IV – responsabilidade educativa, a hipótese não foi aceita. Conclui-se que a adoção da IPSAS 17 está sendo vantajosa para os órgãos do Poder Executivo Federal. A teoria institucional esclarece que a mudança institucional ocorre quando os indivíduos entendem suas vantagens. Isso indica que o caminho para a adoção da IPSAS 17 está sendo percorrido.;
Abstract The purpose of this study was to describe the positions of the Federal Executive Agencies regarding the adoption of IPSAS 17 – Property, Plant and Equipment. The analysis was carried out based on the concept of formal and informal rules from the New Institutional Theory, with a focus on the public bodies’ understanding of five informal rules: perception, interpretation, cost and benefit, educational responsibility, and budgetary approach. The study was carried out in Brazil and comprises a sample of 119 higher bodies of the Federal Executive Branch. These entities responded to a research instrument sent through the e-SIC (Electronic System for the Citizen Information Service) and e-Ouv (Ombudsman System of the Federal Executive Branch). The questionnaire consisted of five blocks, each representing an informal rule, which also served as the basis for developing the research hypotheses, which were subjected to the mean difference test (t-student), at a significance level of 1 %. The results show the hypotheses for blocks I – Perception, II – Interpretation, III – Cost and Benefit, and V – Budgetary Approach to be confirmed. For block IV – Educational Responsibility, however, the hypothesis was dismissed. Our conclusion was that the adoption of IPSAS 17 is beneficial to the public sector. Institutional Theory explains that institutional change occurs when individuals understand its advantages. This indicates that those institutions are on the path to the adoption of IPSAS 17.;
Palavras-chave IPSAS 17; Teoria institucional; Poder executivo; Setor público; Institutional theory; Executive power; Public sector;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-10-07;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9566;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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