Resumo:
As atividades praticadas pelos postos revendedores de combustíveis são consideradas de alto risco para o meio ambiente. Os principais resíduos gerados são os vapores de combustíveis, as águas oleosas descartadas e os óleos queimados. Esses resíduos se não forem mensurados nas relações de mercado podem gerar as chamadas externalidades ambientais. No que tange às ocorrências das externalidades geradas, esta dissertação tem como objetivo avaliar o impacto econômico da incorporação das externalidades ambientais nos custos operacionais em uma rede de postos de combustíveis. A rede contém 6 postos de combustíveis localizados no estado do Maranhão. Primeiramente foi feito um mapeamento nos processos da rede de postos no qual se identificou todas as externalidades geradas na operação da empresa. Em seguida, analisando a legislação pertinente aos postos de combustíveis, foram identificadas todas as externalidades exigidas ou não dos postos. Por fim, foi estimada a função de custos médios para incorporar as externalidades aos custos da empresa. Os diferenciais de custo médio foram informados em termos porcentuais, a partir destes verificou-se que caso a rede de postos não cumprisse com o que a legislação pede e não fizesse nenhuma externalidade positiva, ela teria uma redução no seu custo médio de 2,52%. Caso a empresa fizesse a internalização das externalidades negativas geradas em sua operação, seu custo médio aumentaria em 3,19%. Portanto, se a Rede de Postos fizer a internalização total dos custos ambientais atendendo também o ponto de vista social, elevará seus custos médios em 5,71%.