Autor |
Belmonte, Roberto Rivelino Fernandes; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2975408207004057; |
Orientador |
Kronmeyer Filho, Oscar Rudy; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3594298886606583; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Estudo de caso sobre inovação na cadeia de valor na concessionária de veículos Wolkswagen Panambra Sul LTDA: uma abordagem das ameaças de disrupção e ações de inovação; |
Resumo |
A presente dissertação teve por objetivo desenvolver uma proposta de
inovação em produtos e serviços da concessionária Panambra, a partir de um
estudo das ameaças de disrupção e apresentando um mapeamento dessas
ameaças identificadas na cadeia de valor da concessionária. Outro ponto
desenvolvido nessa pesquisa foi a identificação e avaliação das oportunidades de
inovação na cadeia de valor da Panambra. A pesquisa foi desenvolvida com base
em um estudo de caso da Panambra Concessionária de automóvel e entrevistas
com profissionais da concessionária e com especialistas do mercado automóveis.
Os objetivos dessa pesquisa estão alinhados à busca de alternativas e novos
negócios para a concessionária Panambra, que atualmente enfrenta um mercado
em plena disrupção. Com o mercado de automóveis atravessando momentos
difíceis, devido a chegada dos aplicativos de compartilhamento de automóveis, a
disrupção no mercado de automóveis está longe do seu fim. São mudanças radicais
de comportamento do consumidor com relação ao automóvel.; |
Abstract |
The objective of this dissertation was to develop a proposal for innovation in
products and services of Panambra dealership a study of the threats of disruption
and presenting a mapping of these identified threats in the value chain of the
dealership. Another point developed in this research was the identification and
evaluation of innovation opportunities in the Panambra value chain. The research
was developed based on a case study of Panambra Car dealership and interviews
with professionals from the dealership and with specialists from the automotive
market. The objectives of this research are aligned with the search for alternatives
and new business for the dealership Panambra, which currently faces a market in full
disruption. With the car market going through difficult times, due to the arrival of carsharing applications, disruption in the car market is far from over. These are radical
changes in consumer behavior in relation to the automobile.; |
Palavras-chave |
Automóvel; Cadeia de valor; Compartilhamento; Concessionária; Disrupção; Inovação; Estratégia; Transformação digital; Automobile; Value chain; Sharing; Dealership; Disruption; Strategy; Innovation; Digital transformation; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2018-08-30; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9560; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |