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Sob nova direção “Passarela Performática”: metodologia de projeto para design, arte e moda

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Autor Cimadevila, Antônio Carlos Rabadan;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8132947271167305;
Orientador Bentz, Ione Maria Ghislene;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6519799563088833;
Co-orientador Franzato, Carlo;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/4881062407464026;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Sob nova direção “Passarela Performática”: metodologia de projeto para design, arte e moda;
Resumo Esta tese tem como proposta a prática de uma metodologia flexível, chamada aqui de Passarela Performática (PP), inspirada no Design Estratégico, na articulação ente Design, Arte e Moda. Tal metodologia se utiliza de princípios abertos e pontua a importância da flexibilização, do performer, da colaboração e tudo que estiver envolvido naquele ato da performance. A temática é a PP como metodologia proposta pelo design estratégico, o ponto de partida é a análise dos chamados desfiles conceituais; posteriormente, percebendo os elementos que sustentam a PP, a cocriação, a cultura, o corpo e a sociedade. A partir dos desfiles conceituais, a ação que move esse projeto, no âmbito do Design, transita pela espetacularização e pelo metadesign, formando os princípios metodológicos que sustentam a teoria e corroboram a prática. As práticas comportam dois momentos: um desfile inicial de inspiração livre e experenciação, que constituiu a primeira experiência e; o segundo, expressos nas duas experiências seguintes, que permitiram a utilização da metodologia construída pelo autor. Apresenta-se um procedimento que terá como característica principal a liberdade, além da criatividade como espaço para os performers, estimulado pela cultura e pela experiência da performatividade, presente na Passarela Performática.;
Abstract This thesis proposes the practice of a flexible methodology, named here as Catwalk Performatic (PP), inspired by Strategic Design, in articulation between Design, Art and Fashion. Such methodology uses open principles and points out the importance of flexibility, of the performer, of collaboration and everything that is involved in that act of performance. The thematic is the PP as the methodology proposed by strategic design, the starting point is the analysis of the so-called conceptual fashion show; posteriorly, realizing the elements that support PP, co-creation, culture, body and society. From the conceptual fashion show, the action that moves this project, within the scope of Design, goes through spectacularization and metadesign, forming the methodological principles that support the theory and corroborate the practice. The practices comprise two moments: an initial parade of free inspiration and also experimentation, which constituted the first experience, and the second, expressed in the following two experiences, which allowed the use of the methodology built by the author. It presents a procedure that will have freedom as its main characteristic, in addition to creativity as a space for performers, stimulated by culture and the experience of performativity, present in the Catwalk Performatic.;
Palavras-chave Metadesign; Arte; Performance; Design estratégico; Moda; Art; Strategic design; Fashion;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-12-07;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9538;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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