Resumo:
A presente pesquisa parte da perspectiva da Teoria da Complexidade e tem como temática uma abordagem metodológica do Design Estratégico com o objetivo de elaborar Princípios que contribuam para a criação de Cenários para processos organizacionais, baseados na colaboração e na autogeração. Entende-se a colaboração como uma processualidade que permite a transformação dos sistemas pela renovação das relações sociai. Com isso, renovam-se também os processos que compõem as organizações. Nesse sentido, a pesquisa possui como conceitos centrais o olhar para as organizações como Sistemas Abertos (MORIN, 2015), os Dispositivos (DELEUZE, 1990) como as forças operadoras das estratégias e narrativas nas organizações, o Design Estratégico em sua dimensão metaprojetual, segundo Franzato (2014) e Bentz e Franzato (2016), e os Cenários como um processo de movimento infinito entre a imaginação e a realidade, crítico e reflexivo, a partir da articulação de Manzini e Jégou (2006) e Dunne e Raby (2013).
Complementarmente, os objetivos específicos da pesquisa são a identificação das bases do Pensamento Complexo para conceituar as organizações como sistemas abertos e terreno fértil para elaboração metaprocessos, a apresentação do conceito de Dispositivos e suas influências nas operações projetuais, a utilização do conceito de metaprojeto para criação do método de pesquisa e, por fim, o desenvolvimento de uma abordagem metodológica metaprojetual para os princípios estratégicos.
O trabalho também contempla a redefinição do conceito de Colaboração, pela perspectiva da Complexidade, como uma processualidade que conduz à criação de Cenários. Como forma de investigação, foram realizadas entrevistas e Experiências no formato de workshop para levantamento de dados e um olhar para as práticas discursivas e para os Dispositivos operantes como forma de análise e interpretação.
Por fim, a pesquisa propõe a concepção de três Princípios Estratégicos metaprojetuais, o Relacional, o da Significação e o da Inventividade, que se unem à metodologia da transdisciplinaridade (NICOLESCU, 1999) para sua formulação e orientação desses Cenários.