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Metáforas da emoção no contexto EaD: descrevendo padrões de figuras de linguagem com vistas ao desenvolvimento de um software de detecção automática de sentimentos

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Autor Moraes, Jéssica Braun de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9117518540237593;
Orientador Alves, Isa Mara da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4118926626764248;
Co-orientador Rigo, Sandro José;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/3914159735707328;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Metáforas da emoção no contexto EaD: descrevendo padrões de figuras de linguagem com vistas ao desenvolvimento de um software de detecção automática de sentimentos;
Resumo A crescente expansão da modalidade de educação a distância (EaD) no país tem sido foco de pesquisas acadêmicas; em especial, no que diz respeito a criação de estratégias para evitar grandes taxas de evasão de alunos de cursos e disciplinas EaD. A presente pesquisa, nesse contexto, insere-se em um projeto intitulado MAS-EAD (Mapeamento Automático de Sentimentos na EaD). Esse projeto, desde 2012, tem investigado estratégias para a representação linguístico-computacional do léxico da emoção e opinião do português do Brasil que funcionem como componente de um sistema computacional dedicado à mineração de opiniões registradas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa visa à descrição de metáforas da emoção no contexto da modalidade a distância e, principalmente, a inclusão destas no software em desenvolvimento pelo projeto supracitado. Os resultados desta dissertação contribuem, portanto, para o desenvolvimento e aprimoramento desse software analisador de sentimentos que pode ser integrado a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, tal como o Canvas. Parte-se da hipótese de que uma pesquisa que busca aprimorar um software de inteligência artificial pode ter mais benefícios, no que diz respeito a quantidade e variedade de ocorrências padrões linguísticos, ao adotar uma abordagem linguística focada no discurso. Para tanto, com background da Linguística de Corpus de Berber Sardinha (2004) para a investigação e pensando na dimensão linguística, que é a principal dimensão abordada neste trabalho, evoca-se a Metáfora Sistemática de Cameron (CAMERON, 2003; BERBER SARDINHA, 2007; CAMERON; DEIGNAN; 2006, 2009; CORTEZ, 2012) para estudar o fenômeno linguístico e descrevê-lo. A presente pesquisa, de caráter interpretativo, adota uma abordagem qualitativa que se ancora na metodologia geral proposta no contexto do projeto maior, MAS-EAD, sintonizada com a ideologia de pesquisa task-driven. Por ser uma investigação de cunho interdisciplinar, a metodologia abrange três domínios mutuamente complementares. Os três domínios são próprios das pesquisas em Processamento de linguagem natural (PLN), tal como propõe Dias-da-Silva (1996; 1998; 2003): (i) linguístico, (ii) linguístico-computacional; e (iii) computacional. No primeiro, estudam-se as teorias com vistas à detecção e investigação de padrões linguísticos no domínio (ii). O domínio (iii) diz respeito à implementação desses padrões no software, tarefa destinada ao grupo de especialistas em computação. Os resultados encontrados mostram que os tópicos discursivos, recorrentes dos tuítes se referem não apenas modalidade de ensino e aprendizagem a distância, como também aos seus participantes – professores, tutores -, notas, provas e atividades. Ademais, no cenário traçado para a pequena amostragem do corpus da pesquisa, a insatisfação de alunos e ex-alunos da modalidade quanto a esses diversos tópicos supracitados é majoritária.;
Abstract The rapid expansion of distance education in the country has been the focus of academic research, especially regarding the creation of strategies to avoid high dropout rates for students in distance education courses and disciplines. Within this context, this research is part of a project entitled MAS-EAD (Automatic Mapping of Feelings in Distance Learning). Since 2012, the aforementioned project has investigated strategies for the linguistic-computational representation of the Brazilian Portuguese emotion and opinion lexicon that works as a component of a computational system dedicated to the mining of opinions registered in a virtual teaching and learning environment. Thus, this research aims at describing emotion metaphors in the context of distance learning and, mainly, at including them into the software under development in the MAS-EAD project. The results of this thesis, therefore, contribute to the development and improvement of the sentiment analysis software to be integrated into virtual teaching and learning environments, such as Canvas. The hypothesis is that a research that seeks to enhance artificial intelligence software might have more benefits, in terms of the quantity and variety of linguistic pattern occurrences, by adopting a linguistic approach focused on speech. discursive approach. Therefore, with the background of Corpus Linguistics (BERBER SARDINHA, 2004) and thinking about the linguistic dimension, which is the main dimension addressed in this work, Cameron's Systematic Metaphor is evoked (CAMERON, 2003; BERBER SARDINHA, 2007; CAMERON; DEIGNAN; 2006, 2009; CORTEZ, 2012) to study the aforementioned linguistic phenomenon and describe it. The present research has an interpretive character and adopts a qualitative approach that is anchored in the general methodology proposed in the context of the MAS-EAD project; hence adopting the task-driven research ideology. As an interdisciplinary investigation, the methodology covers three mutually complementary domains. The three domains are typical of research in Natural Language Processing (PLN), as proposed by Dias-da-Silva (1996; 1998; 2003): (i) linguistic, (ii) linguistic-computational; and (iii) computational. In the first domain, theories are studied with a view to the creation of linguistic rules for the domain (ii). Domain (iii) concerns the implementation of these rules in the software, a task attributed to the group of computer experts. The results show that the discursive topics of the recurring tweets refer not only to distance learning and teaching but also to its participants - teachers, tutors -, grades, tests, and activities. Furthermore, in the scenario designed for the small sample represented within the research corpus, the majority of tweets show dissatisfaction of students and former students of the modality regarding these various topics mentioned above.;
Palavras-chave Metáforas da emoção; Educação a distância; Análise de sentimentos; Emotion metaphors; Distance education; Sentiment analysis;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-02-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9416;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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