Resumo:
O empreendedorismo social é visto como um processo de criação de valor social e econômico. Uma perspectiva alternativa do empreendedorismo social é definida em relação ao empreendedor social individual, o qual atua como agente de mudança social que, por meio do comportamento empreendedor, cria soluções para problemas sociais. Tentativas de conceituar e operacionalizar o Empreendedorismo Social (ES) concentram esforços no que os empreendedores sociais fazem; no entanto, a pesquisa que busca capturar como as ações empreendedoras estão vinculadas aos resultados, permanece escassa. Como forma de contribuir para o avanço da pesquisa neste campo, o presente estudo teve como objetivo propor um modelo de Avaliação da Maturidade da Orientação Empreendedora Social (OES). Para alcance dos resultados, a pesquisa tem caráter exploratório, cuja abordagem qualitativa buscou investigar um estudo de caso múltiplo, por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade com quinze empreendedores sociais, localizados no RS. Os resultados da pesquisa elucidaram cinco diferentes estágios de maturidade da orientação empreendedora social, salientando seus gatilhos para o desenvolvimento e, atribuindo uma avaliação global da maturidade da OES para os empreendedores sociais. Esta pesquisa limita-se ao contexto sul-brasileiro, da mesma forma, seus resultados capturaram um momento específico de desenvolvimento do empreendedor social, no que tange sua orientação empreendedora, neste sentido, replicações em outros contextos culturais e estudos longitudinais enriqueceriam o debate a respeito do tema. O modelo de avaliação proposto buscou o ineditismo no contexto da mensuração da Orientação Empreendedora Social, ao adotar uma perspectiva de estágios de maturidade que procurasse descrever qualitativamente as principais características que concernem a orientação adotada por empreendedores sociais, em diferentes estágios de desenvolvimento, tornando-se útil tanto no campo acadêmico quanto no gerencial.