Autor |
Rossa, Pedro; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8600200220209812; |
Orientador |
Silveira Junior, Luiz Gonzaga da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4109110009789771; |
Co-orientador |
Veronez, Mauricio Roberto; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/0157177135951013; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Mosis LAB: uma solução interativa em realidade virtual imersiva; |
Resumo |
A evolução tecnológica dos últimos anos trouxe uma série de avanços para a área da computação. Computadores se tornaram menores e com maior poder de processamento, telas tiveram suas resoluções ampliadas e ficaram mais leves, o valor e disponibilidade de componentes os tornaram mais acessíveis. Dentro deste cenário, o estudo e uso da RV (Realidade Virtual) tiveram um salto, uma vez que os HMDs (Head Mounted Display) se tornaram compactos e acessíveis. Por conta disto, esta dissertação de mestrado tem como objetivo propor uma forma de interação em ambientes de realidade virtual que ocorra da forma mais diegética possível, usando elementos inerentes ao ambiente que o usuário se encontra. Ou seja, apresentar interações que façam uso da tridimensionalidade que a RV oferece, com um olhar mais analítico, evitando replicar as telas de computador convencionais para dentro de um espaço tridimensional. Assim sendo, esta pesquisa apresenta a busca pelo estado da arte em interações imersivas e o processo de desenvolvimento do Mosis LAB, software de realidade virtual para interação com diferentes tipos de dados a partir de um ferramental intuitivo e com uso dos princípios de interação humano-máquina. A diegética, dentro deste processo, norteia a pesquisa com o objetivo de realizar a amarra do processo criativo no desenvolvimento dos softwares, assim como para abrir as portas para o pensamento crítico no uso de elementos de interface gráfica em aplicações de Realidade Virtual. Os resultados do uso deste sistema foram validados com o uso de duas metodologias, o SUS (System Usability Scale) para analisar a usabilidade e o TAM (Technology acceptance model) para verificação de aceitação do software pelos usuários.; |
Abstract |
The technological evolution of the last few years has brought a series of advances to the area of computing. Computers became smaller and with greater processing power, screens had their resolutions increased and became lighter, the value and availability of components made them more accessible. Within this scenario, the study and use of VR (Virtual Reality) took a leap, since HMDs ( Head Mounted Display) became compact and accessible. Because of this, this master’s thesis aims to propose a form of interaction in virtual reality environments that occurs in the most diegetic way possible, using elements inherent to the environment that the user is in. In other words, to present interactions that make use of the three-dimensionality that VR offers, with a more analytical look, avoiding replicating conventional computer screens into a three-dimensional space. Therefore, this research presents the search for the state of the art in immersive interactions and the development process of Mosis LAB, virtual reality software for interacting with different types of data using an intuitive tool and using the principles of humanmachine. Diegetics, within this process, guides the research with the objective of carrying out the creative process in software development, as well as to open the doors for critical thinking in the use of graphic interface elements in Virtual Reality applications. The results of using this system were validated using two methodologies, SUS (System Usability Scale) to analyze usability and TAM (Technology acceptance model) to verify software acceptance by users.; |
Palavras-chave |
Realidade virtual; Sistemas imersivos; Virtual reality; X-reality; Immersive systems; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-08-20; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9358; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada; |