Resumo:
O grande desafio que enfrentam as empresas é o de encontrar maneiras de aumentar a eficiência em custo e atender a demanda com preço competitivo, bem como a capacidade criativa para competir em mercados futuros através da diversidade de produtos, novos produtos e serviço adequado. Nessa linha, as Redes de Cooperação tornam-se importantes fontes externas para as empresas alcançarem seus objetivos. Para tanto, são necessárias habilidades e ações por parte dos participantes das redes, o que foi definido por Ritter (1999) como Competência de Rede. O objetivo desta pesquisa é validar o instrumento de pesquisa de competência em redes desenvolvido por Ritter, Wilkinson e Johnston (2002) no contexto brasileiro. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa descritiva, cuja amostra contou com 99 empresas localizadas na cidade de Porto Alegre e interior do estado do Rio Grande do Sul. Foram contatadas quatro Redes de Cooperação, sendo 1 rede de supermercados, 2 atuantes na área de móveis e ambientes planejados e 1 com atuação no comércio de venda de material de construção. O instrumento utilizado nessa pesquisa foi um questionário dividido em 9 blocos, com 45 questões. Os resultados da pesquisa demonstraram que surgiu uma nova escala na amostra local, com boas cargas fatoriais e resultados compatíveis com os encontrados por Ritter e Gemünden (2003). A validação deste instrumento de pesquisa é de grande importância, pois pode ser utilizado para pesquisas de Competências de Rede em outras empresas ou Redes de Cooperação.