Resumo:
A transformação digital, por intermédio das tecnologias digitais, vem sendo um caminho para que muitas organizações se mantenham competitivas no cenário atual. As instituições de ensino superior (IES) não fogem a esta regra, visto que cada vez mais espera-se que garantam melhores serviços, facilidades de acesso à informação, bem como diferentes soluções que atendem às expectativas frente ao mundo cada dia mais digital. À tecnologia, no entanto, atribui-se apenas parte da solução nesse cenário, o que fará com que as organizações permaneçam atuantes em seus mercados. Isso se deve ao fato de que para se percorrer novos caminhos rumo a criação de valor, é necessário entender o contexto vivido para, então, planejar-se o processo de mudança que envolve, além da tecnologia, aspectos como mudanças na estrutura, nos processos e na cultura da organização. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo, identificar os aspectos-chave ligados ao processo de transformação digital de IES envolvendo a tecnologia blockchain, para o desenvolvimento de um framework de análise, enquanto ferramenta de orientação aos gestores de IES, a partir destes aspectos-chave elencados. Para tanto, foi escolhido o método de pesquisa Design Science Research (DSR), que deu suporte à criação desse framework constituído pelos aspectos-chave encontrados, a partir da literatura consultada para a realização deste estudo. Assim, um total de 21 indivíduos, dentre estes, profissionais de tecnologia engajados em projetos com as temáticas e gestores de IES, foram entrevistados a fim de validar as quatro versões do framework e, subsequentemente, compararam-se tais validações com a literatura. O intuito dessas avaliações, a partir das evidências empíricas, foi atestar a utilidade, a flexibilidade, a completude e a adequação da ferramenta à instituição, no que se refere a sua utilização futura. Nesse contexto, a partir dos resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta desenvolvida foi capaz de atender aos objetivos do estudo, uma vez que contemplou os aspectos-chave sobre as temáticas transformação digital e tecnologia blockchain no contexto das IES, gerando uma ampliação do conhecimento teórico do campo do estudo. Além disso, os gestores de IES constataram que o framework proposto parece funcional, detalhado e fácil de usar, constituindo-se a contribuição gerencial do presente estudo.