RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Crenças e emoções no cotidiano de uma professora de língua inglesa: uma pesquisa sociocultural

Mostrar registro simples

Autor Busetti, Débora;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5864501293894321;
Orientador Lima, Marilia dos Santos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9415114271961678;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Crenças e emoções no cotidiano de uma professora de língua inglesa: uma pesquisa sociocultural;
Resumo A partir do momento em que o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) passou a ser compreendido através da perspectiva sociocultural (LANTOLF 2000, 2010; LANTOLF; THORNE, 2006; VYGOTSKY, 1978, 1986), houve uma ressignificação na formação docente onde as experiências de vida dos professores passaram a ser valorizadas. (ABRAHÃO, 2010). Tendo em conta este cenário, a trajetória percorrida pelo profissional, suas crenças e emoções tornaram-se relevantes para a compreensão de sua prática docente. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por realizar um estudo qualitativo etnográfico envolvendo uma investigação narrativa. A pesquisa, desenvolvida entre julho e novembro de 2018, conta com a participação de uma professora de LI de uma escola particular em uma cidade no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo deste estudo é investigar reflexivamente as perspectivas da professora participante a respeito de sua trajetória de ensino-aprendizagem de LI, e as percepções sobre sua prática docente, mapeando as crenças e emoções que permeiam a sua história profissional. Para a coleta dos dados, foram utilizadas entrevistas narrativas semiestruturadas, gravações em áudio, observações de aulas, gravações em vídeo, diários de campo, notas de campo, autoscopias, e um encontro- fechamento. Os dados foram triangulados e analisados a partir do desenvolvimento de um Marco de Referência. (MICCOLI, 2014). Os resultados do estudo revelaram que, a partir da reflexão, a professora participante revisitou suas emoções, percebeu e reformulou crenças, e passou por um processo de autoconhecimento.;
Abstract Since teaching-learning English became undesrtood through a sociocultural perspective (LANTOLF 2000, 2010; LANTOLF; THORNE, 2006; VYGOTSKY, 1978, 1986), there has been a ressignification on the teaching development where the teachers’ life experiences began to be valued. (ABRAHÃO, 2010). Taking into consideration this scenario, the path followed by the professional, his/her beliefs and emotions became relevant to comprehend his/her teaching practice. In order to develop this research, an etnographic qualitative study was carried out involving a narrative investigation. The research, developed between June and November 2018, counts with the participation of a teacher of English in a private school in a town in the countryside of Rio Grande do Sul. This study aims at investigating reflexively the perspectives of the participating teacher about her teaching-learning path, and the perceptions related to her teaching practice, maping the beliefs and emotions that permeate her professional history. To collect the data, semi-structured narrative interviews, audio recordings, classroom observation, video recordings, diaries, notes, teacher stimulated recall interviews, and a closing-meeting have been used. The data were triangulated and analised using a Marco de Referência. (MICCOLI, 2014). The results of the study revealed that the participating teacher revisited her emotions, noticed and reformulated beliefs, and went through a self knowledge process.;
Palavras-chave Perspectiva sociocultural; Experiências; Crenças; Emoções; Autoconhecimento; Sociocultural perspective; Experiences; Beliefs; Emotions; Self knowledge;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-03-25;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9311;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística