Resumo:
Ao se assumir letramento como prática social, pode-se dizer que as práticas que se desencadeiam por meio do letramento podem ser identificadas e compreendidas em diferentes espaços, inclusive fora do contexto escolar. É com a visão para uma realidade que se configura no universo de mais de 22 milhões de brasileiros pertencentes ao segmento evangélico no Brasil que, nesta pesquisa, tem-se o objetivo de conhecer e compreender eventos e práticas de letramento religioso vivenciadas por participantes da Escola Bíblica Dominical (EBD) da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, contando também com a participação de professoras e familiares que participam dos encontros dominicais. Para o alcance desse objetivo, foi feita uma pesquisa qualitativo-interpretativa que se valeu de observações em salas de aula no contexto da EBD, com registro em notas de campo. Houve entrevistas com três professoras, sete alunos/as da EBD e mães de duas alunas, as quais também fizeram alguns registros em diário sobre suas vivências fora do contexto da EBD. Para proceder à análise dos dados gerados nos diferentes momentos indicados, tomou-se por base a reflexão desenvolvida sobre letramento, conforme Heath (1982), Barton (1994), Barton e Hamilton (1998), Street (1984), Soares (2017) e Kleiman (1995). Houve destaque também para o estudo de Rosowsky (2008), que trata do letramento litúrgico, referência essencial para a discussão sobre letramento religioso. Sob essa perspectiva, eventos e práticas de letramento, leitura e escrita, dentre outros tópicos desenvolvidos na parte teórica dialogam com os dados gerados. Entre as constatações deste trabalho, foi possível identificar eventos de letramento religioso promovidos a partir das interações entre os adolescentes na EBD com suas professoras e em contextos familiares nos quais a leitura, escrita e oralidade se fizeram presentes. Além disso, a EBD, a igreja evangélica, a família e a escola regular mostram sua força e influência como agências de letramento e de letramento religioso, na percepção e atuação de professoras, alunos/as da EBD, mães dos adolescentes, pois oportunizam vivências de leitura, escrita, oralidade, também por meio de cânticos, orações, sermões, dentre outros eventos e práticas de letramento. Diante disso, percebe-se o quanto o letramento religioso que se fez presente nos dados gerados pode contribuir para a constituição do papel social e religioso de seus participantes no contexto da EBD e fora deste.