Resumo:
A moda como vestuário, caracterizada pela efemeridade de seus produtos, mostra-se como um dos agentes de desequilíbrios sociais e ambientais. O consumo não consciente de moda alimenta esses desequilíbrios. O objetivo deste trabalho é propor um cenário de futuro para a ressignificação do consumo de moda, através da metodologia do design estratégico. Para o desenvolvimento desta pesquisa social em Design, aplicou-se um método qualitativo, de natureza exploratória, constituído por cinco ciclos: os dois primeiros são referentes à moda; o terceiro e o quarto, relativos ao design, ambos constituídos por pesquisa bibliográfica e coleta de dados; e o quinto ciclo trabalha na elaboração e proposição de um cenário de futuro. Os resultados da pesquisa indicam que uma mudança de comportamento rumo a um consumo sustentável tem como importante pilar a informação. Ela deverá informar aspectos como procedência, transparência dos processos e consciência dos danos envolvidos na cadeia de produção de moda. Como suporte a uma educação para o consumo consciente, foi sugerida uma plataforma como recurso habilitante, para incentivo a novos modos de consumir. Assim, pelo acesso facilitado das informações, será possível alcançar resultados favoráveis à educação para o consumo consciente de moda.