Autor |
Ribeiro, Jeferson Lima; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7060575070797224; |
Orientador |
Antunes Júnior, José Antônio Valle; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2828871234344046; |
Co-orientador |
Silva, Débora Oliveira da; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/8894344470187333; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Fatores facilitadores da capacidade de inovação em subsidiária de empresa multinacional com diferentes unidades de negócios; |
Resumo |
Este trabalho trata dos fatores facilitadores da capacidade de geração de inovações em subsidiária de empresa multinacional. Partindo do entendimento de que a gestão da inovação lida com o estabelecimento de rotinas organizacionais e a investigação de fatores do ambiente que afetam o êxito do processo de inovação, a proposta desse trabalho é contribuir no sentido de identificar esses fatores. Para isso, foi realizado um estudo de caso único na empresa Stihl Ferramentas Motorizadas Ltda., tendo como objetos incorporados as duas Unidades de Negócios da subsidiária. Os dados foram coletados através de análise documental, observações in loco e entrevistas com Gerentes, Diretores, o Presidente da empresa e funcionários da matriz. A partir dos resultados obtidos foi possível identificar um grupo de fatores com o potencial necessário para facilitar o processo de geração da capacidade de inovar da subsidiária. Percebeu-se que uma liderança promotora da iniciativa, direcionada pela estratégia competitiva, somado ao desenvolvimento e retenção do conhecimento e uma cultura corporativa voltada para a inovação são os ingredientes potenciais para gerar um ‘ambiente’ inovador no contexto da subsidiária. Cabe salientar, também, a influência da matriz sobre esse ambiente no sentido de ter uma política de investimentos voltada a P&D, ao determinar um adequado nível de autonomia para a subsidiária e valorizar e promover a cultura corporativa voltada à inovação e as melhorias contínuas.; |
Abstract |
This work deals with the factors that facilitate the capacity to generate innovations in a subsidiary of a multinational company. Based on the understanding that innovation management deals with the establishment of organizational routines and the investigation of environmental factors that affect the success of the innovation process, the purpose of this work is to contribute towards identifying these factors. For this purpose, a single case study was carried out at the company Stihl Ferramentas Motorizados Ltda., with the subsidiary's two Business Units as objects. The data were collected through document analysis, on-site observations and interviews with Managers, Directors and the company's President. From the results obtained, it was possible to identify a group of factors with the necessary potential to facilitate the process of generating the subsidiary's capacity to innovate. It was noticed that a leadership promoting the initiative, guided by the competitive strategy, added to the development and retention of knowledge and promoting a corporate culture focused on innovation are the essential ingredients to generate an innovative ‘environment’ in the context of the subsidiary. It is worth highlighting the influence of the headquarter on this environment in the sense of having an investment policy focused on R&D, by determining an adequate level of autonomy for the subsidiary and valuing and promoting the corporate culture focused on innovation.; |
Palavras-chave |
Fatores facilitadores; Geração de inovações; Subsidiárias; Facilitating factors; Generation of innovations; Subsidiareis; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-04-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9286; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |