Resumo:
O crescimento no volume de publicações promove o avanço da ciência, mas em contrapartida, eleva a dificuldade em mapear as pesquisas realizadas em um campo, ou sobre um tema específico. Assim, torna-se importante as discussões acerca de alternativas para compreender a literatura. Diante deste contexto, o objetivo geral desta dissertação é propor um método de pesquisa, denominado como Literature Grounded Theory - LGT, para a geração de teorias ou hipóteses por meio da investigação sobre o conhecimento científico e tecnológico existente. Para tanto, a Design Science Research balizou a condução da pesquisa. O método de pesquisa proposto foi desenvolvido por intermédio de duas fases principais. Inicialmente, pela articulação dos conceitos teóricos com os procedimentos identificados para revisão, análise e síntese da literatura. A realização da revisão sistemática da literatura permitiu que os procedimentos existentes fossem analisados criticamente originando os requisitos internos e externos do método LGT. Além disso, permitiu a identificação das ferramentas utilizadas para a operacionalização de cada etapa, tornando possível a sugestão das melhores práticas para este objetivo. O resultado da primeira etapa é a primeira versão do LGT. A segunda fase do processo construtivo do LGT corresponde a avaliação com especialistas, no intuito de avaliar o método de pesquisa proposto. O resultado das entrevistas foi analisado por meio da aplicação da análise de conteúdo e do índice Fleiss’ Kappa e o Alpha de Krippendorff, para avaliar a concordância entre os entrevistados. As entrevistas permitiram identificar as principais oportunidades de melhoria e evidenciar a relevância desta proposta. Em relação aos resultados, há indicativos da possibilidade da geração de teoria por meio da investigação sobre o acervo do conhecimento científico e tecnológico. Para tanto, a estruturação das técnicas de síntese da literatura, bem como a proposta da técnica meta-análise qualitativa, contribui para a geração do novo conhecimento. Ademais, aliar a investigação do conhecimento científico, com o conhecimento tecnológico, apoia à tomada de decisões estratégicas nas organizações.