Resumo:
Negócios de impacto são fenômenos empresariais que visam mitigar problemas sociais e/ou ambientais com novos formatos organizacionais e sustentáveis. Na essência, organizações orientadas à transformação socioambiental de forma autossustentável economicamente. O objetivo desta tese é propor um conjunto de recomendações para gestão de negócios de impacto de modo a potencializar os empreendimentos, em particular no contexto brasileiro de micro e pequenas organizações. O método definido é o estudo de caso múltiplo com 10 unidades de análise. Os resultados mostram alavancadores e barreiras enfrentadas pelos empreendimentos em suas jornadas, classificados por dimensões latentes de pesquisa – empreendedor social; criação de valor socioambiental; ecossistema do negócio de impacto; orientação de mercado; aprendizagem e desenvolvimento. Ademais, a entrega de um framework teórico empírico para gestão de negócios de impacto sob a perspectiva de organizações em ambiente de extrema incerteza, além do enunciado de 15 orientações para execução da gestão em organizações híbridas no Brasil. O estudo contribui em função da ampliação do domínio teórico sobre negócios de impacto, especialmente pela oferta dos elementos estruturais do framework. Ainda, para o fortalecimento das práticas de gestão em negócios de impacto e por potencializar o avanço de micro e pequenos empreendimentos híbridos.