Resumo:
A transformação digital se apresenta como um novo paradigma nos processos da cadeia de suprimentos. As organizações não operam isoladamente, necessitando cooperar com a Cadeia de Suprimento para impulsionar os negócios em que estão envolvidas. Neste contexto as empresas iniciam o processo de transformação digital, buscando uma Cadeia de Suprimento interconectada, ágil e inteligente, e assim, integrando o fluxo de informação e produtos. Esta integração ocorrerá verticalmente nos processos internos das organizações, horizontalmente na Cadeia de Suprimento e durante o ciclo de vida do produto, do desenvolvimento a disposição final. O desenvolvimento de tecnologias com alta capacidade de captura, armazenamento, processamento e aplicação de dados, juntamente com a redução de custos, permite essa transformação. As tecnologias digitais foram organizadas em três classes: i) Habilitadoras; ii) Integradoras e; iii) de Aplicação. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo avaliar a aplicação de tecnologias digitais nos processos da cadeia de suprimento na empresa e o impacto nas capabilities e os efeitos nos critérios competitivos. Para isso foi desenvolvido um protocolo de estudo de caso, com as diretrizes para seleção de casos, coleta e análise de dados. O protocolo de estudo de caso foi utilizado como planejamento, instrumento de coleta e análise de dados para o estudo de caso. Desta forma foi realizado um estudo de caso múltiplo e holístico em duas empresas de grande porte. Na análise dos resultados foram observadas tecnologias que não pertenciam às classes previamente definidas. Para compreensão da transformação digital foi criada a quarta classe de tecnologia, denominada Infraestrutura Digital. Os resultados desta pesquisa indicam que transformação digital está ocorrendo nas empresas, no entanto há diferenças conforme o processo principal, cliente e negócio da empresa. A diferença é mais evidente nos processos em que as tecnologias digitais são aplicadas. Na empresa com produto físico e que fornece para outros negócios a implementação de tecnologias digitais foi mais evidente no processo de manufatura. A empresa que fornece diretamente para o consumidor final emprega tecnologias digitais similarmente nos processos visando aprimorar o produto e o serviço.