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Inovação social no modelo de associações de pacientes com doenças raras através do Design Estratégico

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Autor Bittencourt, Gustavo Berwanger;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9893099181627774;
Orientador Freire, Karine de Mello;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9308426042161899;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Inovação social no modelo de associações de pacientes com doenças raras através do Design Estratégico;
Resumo Essa pesquisa investiga a contribuição do Design Estratégico para a comunidade de pessoas com doenças raras, um âmbito social marcado historicamente tanto pelas mais diversas e agudas dificuldades socioeconômicas quanto pela disposição a um associativismo cidadão que apresenta, segundo Barbosa e Portugal (2018), limitações no que diz respeito à construção de autonomia para esse grupo. Diante desse contexto, o trabalho busca entender que processos o Design Estratégico pode propor para estimular a inovação social no modelo das associações de pacientes com doenças raras. Para endereçar tal problema, tem como objetivo principal propor princípios para projetos dessa natureza e como objetivos específicos estabelecer conexões entre Design Estratégico, Inovação Social e o contexto das associações, além de mapear e formular processos de Design Estratégico que possam colaborar nessa empreitada. Faz-se isso a partir, principalmente, do trabalho de autores que pesquisaram ou pesquisam na intersecção do Design Estratégico e da Inovação Social como Ezio Manzini, Anna Meroni, François Jégou, Karine Freire, Carlo Franzato, Ione Bentz e Gustavo Borba, entre outros. A pesquisa analisa através do Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989), conforme proposto por Braga (2008), um processo de codesign formulado e aplicado junto a um grupo de pessoas envolvidas com a Síndrome de Prader-Willi na cidade de Porto Alegre, baseando-se em diretrizes do Design Estratégico, do Community Centered Design e da Gestão por Mandalas. Além de resultados de reflexão teórica e prática, é proposta uma ferramenta para a formulação de modelos organizacionais associativos. A Matriz Estratégica de Inovação Social emerge nesse trabalho para responder à necessidade de uma ferramenta de Design Estratégico vinculada aos autores mencionados e voltada às características de grupos sociais de intenções associativas que buscam uma forma de inovar em seu modelo organizacional que seja alternativa às formas tradicionais disponíveis, especialmente aquelas de lógica mercadológica.;
Abstract This research investigates the contribution of Strategic Design to the community of people with rare diseases, a social group historically marked both by the most diverse and acute socioeconomic difficulties and by a willingness to organize themselves which presents, according to Barbosa and Portugal (2018), limitations concerning their autonomy. In this context, this work aims to understand which processes Strategic Design can promote to stimulate social innovation in the current model of rare disease patients' organizations. To address this problem, its main objective is to propose principles for these projects. As specific objectives, it seeks to establish connections between Strategic Design, Social Innovation and the context of the associations, in addition to mapping and formulating Strategic Design processes that can collaborate in this endeavor. This is done mainly, studying authors who research or have researched Strategic Design and Social Innovation intersection, such as Ezio Manzini, Anna Meroni, François Jégou, Karine Freire, Carlo Franzato, Ione Bentz and Gustavo Borba, among others. The research analyzes through Ginburg’s Evidential Paradigm (1989), as proposed by Braga (2008), a codesign process formulated and applied to a group of people involved with Prader-Willi Syndrome in the city of Porto Alegre, based on guidelines of Strategic Design, Community Centered Design and Management by Mandalas. Beyond results from the theoretical and practical reflection, we propose a tool for the development of associative organizational models. The Strategic Social Innovation Matrix emerges in this work to respond to the need for a Strategic Design tool linked to the mentioned authors and focused on the characteristics of social groups with associative intentions, seeking a way to innovate in their organizational model as an alternative to the forms available, especially those with market logic.;
Palavras-chave Design estratégico; Inovação social; Doenças raras; Associativismo; Strategic design; Social innovation; Rare diseases; Associativism;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9226;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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