Autor |
Miguel, Ana Cássia Langsch; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7824489736644480; |
Orientador |
Costa, Filipe Campelo Xavier da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7106471704531411; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Protótipos: o seu uso como elemento formador do processo criativo em Gastronomia; |
Resumo |
Este estudo examina o papel de um protótipo em Gastronomia e apresenta o fato de que o protótipo vai além de ser somente um teste para um projeto. Considera-se que um dos seus principais objetivos é de gerar discussões, através de uma visão mais ampla. Desta maneira, estimula-se reflexões, auxilia-se na busca de novos caminhos gerando insights de momentos criativos. Assim, o protótipo é parte integrante de uma atividade de projeto que visa a diminuição de incertezas que podem levar à concepção de novas ideias ou novos caminhos. Não é um fim e sim um meio. Esse raciocínio abre para o propósito geral desta dissertação que é analisar o papel do protótipo como elemento formador no processo criativo em gastronomia. Os objetivos específicos são examinar o papel do protótipo no processo criativo do Design, de que forma ele materializa o processo criativo em Gastronomia e que contribuição traz para a Gastronomia. Para buscar respostas a estes questionamentos Chefs e alunos de gastronomia foram entrevistados em profundidade. Em um segundo momento foram feitas observações não-participantes em cozinhas profissionais e de cursos de gastronomia. Acredita-se que o mais importante esteja em sua capacidade de provocar reflexão, não prover soluções, mas estimular a exploração de novos caminhos e não somente testar estética e visualidade de um projeto gastronômico.; |
Abstract |
The present study examines the role of a prototype in Gastronomy and presents the fact that the prototype goes beyond being only a test for a project, but considers that one of the its main objectives is to create discussion through a broader view. In this way, considerations are stimulated, the search for new ways to create insights in creative moments are helped and without, however, being perceived as only a stage of design. Thus, the prototype is an integral part of a project activity that aims to lower the uncertainties that can lead to the conception of new ideas or new ways. Prototypes are not the and, but a mean. This line of thought justifies the general purpose of this research, that is to analyze the prototype’s role as a key element in the creative process in gastronomy. The specific objectives are to examine the prototype role within the creative process in Design, in which way it materializes the creative process in gastronomy and what contribution it brings to the gastronomy. In order to answer this questions, kitchen chefs and gastronomy students were interviewed in depth. In the following moment, non-participative observations were made in professional kitchens and teaching kitchens. It is believed that the most important factor is in the prototypes’ ability to create reflection, not provide solutions and stimulate the exploration of new ways and not only testing aesthetics and visuality of a gastronomic project.; |
Palavras-chave |
Protótipo; Criatividade; Gastronomia; Design estratégico; Processo criativo; Prototype; Creativity; Gastronomy; Strategic design; Creative process; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-03-27; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9224; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |