Resumo:
Esta pesquisa de Mestrado se inscreve no âmbito dos estudos de midiatização e analisa de que forma se configuram as disputas de sentidos nos processos de apropriação e reapropriação do discurso do Papa Francisco. Nosso interesse partiu da notória visibilidade que os discursos e atitudes do pontífice ganham na mídia, desde quando assumiu a liderança na Igreja Católica, em março de 2013. A fim de compreendermos tal fenômeno, nos apoiamos no conceito de circulação – que entendemos como um lugar de embates – e, a partir dos estudos de Braga (2008) e Guinzburg (1989), iniciamos nosso percurso metodológico na busca de indícios que nos ajudassem a fazer inferências, por meio de um mergulho no objeto empírico. Após esse processo chegamos ao nosso caso de pesquisa, que é formado por três episódios, sendo que cada um deles abrange o discurso religioso proferido pelo papa, a reverberação de sua fala em matérias jornalísticas e a apropriação do discurso por atores sociais. Nosso critério de escolha baseia-se na temática, publicização e afetação desses textos. Na tentativa de desvendar as disputas de sentido no processo de circulação do discurso do Papa Francisco começamos a analisar as marcas e operações presentes em cada um desses discursos – religioso, jornalístico e dos atores sociais. Para isso, no baseamos nos conceitos de circulação (ROSA, 2016; FERREIRA, 2013; FAUSTO NETO, 2006, 2018; VERÓN, 2013); campos, circuitos e fluxos (BRAGA, 2017); usos, apropriações e fagias (PROULX, 2016; ROSA, 2016, 2019); discurso e suas operações (VERÓN, 2004; FAIRCLOUGH, 2001) e contratos de leitura (ECO, 1987; FAUSTO NETO, 2002, 2010). Nesse processo realizamos uma descoberta que deu um novo rumo à pesquisa: os rastros em trânsito. O que evidenciamos é que ocorrem defasagens, perdas e ganhos de sentido na medida em que esse texto se desloca. Ocorrem, portanto, fagias discursivas. Este termo foi criado por nós baseado na noção de fagia proposta por Rosa (2016), no intuito de conceituarmos as adições, edições, supressões e elaborações que ocorrem no trânsito do discurso papal. Também descobrimos que o discurso do papa possui um caráter totêmico, ou seja, trechos de sua fala, às vezes apenas uma frase, são “pinçados” do contexto original e, sozinhos, continuam reverberando e ganhando desdobramentos diversos, pois possuem um caráter social. Esses aspectos de manejo do discurso fazem parte dos usos criativos dados a ele, ou seja, das apropriações realizadas a partir desse texto.