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O esforço em inovação e sua associação com o ambiente competitivo: um estudo das empresas listadas na B3

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Autor Dall'Agnol, Marlise;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6736777123356870;
Orientador Diehl, Carlos Alberto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1642575921779245;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O esforço em inovação e sua associação com o ambiente competitivo: um estudo das empresas listadas na B3;
Resumo A inovação é considerada uma fonte essencial de crescimento e de ganhos de produtividade para as empresas, além de promover benefícios para toda a economia. As empresas, para garantir vantagem competitiva, devem adequar suas estratégias ao seu ambiente competitivo, empregando esforços em inovação para assegurar sua participação no mercado e a sustentabilidade no longo prazo. Neste contexto, este estudo tem como objetivo analisar a associação entre o esforço em inovação e o ambiente competitivo concorrencial das empresas dos setores da indústria brasileira de capital aberto. Para a realização da pesquisa os dados foram coletados nas Notas Explicativas e na Economática® para uma amostra de 96 empresas, compreendendo o período de 2010 a 2018. A metodologia adotada foi a regressão para dados em painel com efeitos aleatórios por meio da utilização do software estatístico Stata®. O resultado do modelo de pesquisa sugere que empresas que atuam em mercados mais competitivos investem mais em inovação, corroborando as premissas de Schumpeter (1934) sobre o processo de destruição criativa. Para a variável volatilidade das ações, o modelo sugere um maior investimento em inovação por parte das empresas que aceitam o grau de risco em relação às oscilações de suas cotações de mercado. Ao observar os determinantes internos é possível identificar que empresas maiores investem mais em inovação, potencialmente em decorrência das vantagens estruturais e de mercado que possuem. Por outro lado, os resultados também sugerem que empresas que apresentam maior rentabilidade e maior nível de endividamento (curto e longo prazo) apresentam menos esforços em inovação, podendo estar relacionado às incertezas e aos riscos associados, que acabam por desestimular o emprego de novos recursos, sejam eles próprios ou de terceiros, em tais investimentos. Desta forma, o presente trabalho contribui para a literatura ao trazer novas evidências da influência da dinâmica do mercado e dos determinantes internos sobre a decisão das empresas em aplicar seus recursos em esforços em inovação.;
Abstract Innovation is considered an essential source of growth and productivity gains for companies, in addition to promoting benefits for the entire economy. Companies, to guarantee competitive advantage, must adapt their strategies to their competitive environment, employing efforts in innovation to ensure their market share and long-term sustainability. In this context, this study aims to analyze the association between the innovation effort and the competitive environment, this restricted to competition, of companies in the sectors of publicly traded Brazilian industry. To carry out the research data collection was performed in the Financial Statements and Economática® for a sample of 96 companies, covering the period from 2010 to 2018. The methodology adopted was the regression for panel data with random effects using statistical software Stata®. The result of the research model suggests that companies operating in more competitive markets invest more in innovation, corroborating Schumpeter's (1934) assumptions about the process of creative destruction. For the stock volatility variable, the model suggests more significant investment in innovation by companies that accept the degree of risk concerning fluctuations in their stock market prices. By observing the internal determinants, it is possible to identify that larger companies invest more in innovation, potentially due to the structural and market advantages they have. On the other hand, the results also suggest that companies that present higher profitability and a higher level of indebtedness (short and long term) have fewer efforts in innovation, which may be related to the uncertainties and associated risks, which end up discouraging the use of new resources, either own or from third parties, in such investments. Thus, the present work contributes to the literature by bringing new evidence of the influence of market dynamics and internal determinants on the decision of companies to invest their resources in innovation efforts.;
Palavras-chave Inovação; Ambiente competitivo; Concentração de mercado; Volatilidade das ações; Vantagem competitiva; Innovation; Competitive environment; Market concentration; Stock volatility; Competitive advantage;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9205;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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