Resumo:
O valor público pode ser compreendido como os benefícios concedidos aos cidadãos oriundos do resultado de políticas governamentais específicas por área de interesse. Como área de interesse estudou-se a saúde, que é de grande impacto orçamentário e social para o país. A tese propõe que para que o valor público criado com a estratégia de acreditação internacional institucionalizada seja efetivamente legitimado é necessário existir um processo de criação, mensuração e divulgação dos indicadores de elementos de valor público para a sociedade interna e externa. Sendo assim, objetivou-se analisar como ocorre a mensuração e a divulgação da criação de valor público no processo de institucionalização da acreditação internacional em hospital público. A estratégia de pesquisa escolhida nesta tese foi o estudo de caso único, com finalidade descritiva e abordagem indutiva, por meio de observações diretas, análise documental e entrevistas. Na análise dos resultados, em relação aos fatores determinantes para a busca da estratégia de acreditação hospitalar internacional na instituição hospitalar pública investigada, constatou-se que a busca foi fundamentalmente para adquirir mais qualidade e mais segurança para os pacientes. Nas discussões da pesquisa foi apontado que as mudanças institucionais sofridas pela busca da acreditação internacional no hospital público investigado foram influenciadas pelas pressões isomórficas mimética e normativa. Além disso, constatouse que o processo de institucionalização da acreditação hospitalar internacional, transcorreu nas três etapas de habitualização, objetificação e sedimentação sugeridas por Tolbert e Zucker (1999). No que se refere ao valor público, na instituição investigada foram identificaram 42 (quarenta e dois) elementos de valor público que foram criados com o processo de acreditação hospitalar internacional. Em relação à mensuração e à divulgação do valor público, verificouse que os elementos tangíveis de valor público criados pelo processo de institucionalização da acreditação hospitalar são mensurados e evidenciados somente para a sociedade interna, por intermédio de indicadores hospitalares, porém os elementos de valor público intangíveis, ainda são somente percebidos pelos gestores e demais colaboradores da instituição investigada. E por fim, para a sociedade externa foi constatado que, nos relatórios de gestão, ainda não foram
divulgados quais foram os elementos de valor público criados com a estratégia de acreditação internacional no hospital público investigado, nem para o governo e nem para as partes interessadas, sendo assim, os elementos de valor público criados com o processo de acreditação internacional ainda não foram efetivamente legitimados, sendo que a divulgação do valor público possivelmente beneficiaria a accountability e a transparência pública. Estes achados corroboram com a tese defendida.