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Autor Souza, Manuela da Silva Alencar de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0143083752283284;
Orientador Lima, Marília dos Santos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9415114271961678;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Motivações e emoções de alunos de inglês do PROEJA;
Resumo A motivação na aprendizagem de língua estrangeira (LE) é compreendida, segundo Dörnyei (1998b), como a força inicial que conduz o indivíduo a decidir aprender um idioma e também como a que o manterá engajado e comprometido com seu processo de aprendizagem. Uma vez que a teoria sociocultural é uma teoria da mente e que a linguagem faz parte das funções mentais superiores, o processo autorregulatório pelo qual passa o aprendiz adulto, a mediação, a colaboração entre pares, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e o andaimento como oferta de assistência ao indivíduo em processo de aprendizagem na ZDP são conceitos centrais neste estudo. A emoção, por sua vez, é um elemento difícil de ser mensurado e, por estar presente na sala de aula de LE, pode ocasionar efeitos positivos ou negativos na motivação para a aprendizagem de LE. Diante disso, esta pesquisa caracteriza-se como uma investigação de narrativas de um grupo de seis aprendizes de inglês do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. A pesquisa é qualitativa e interpretativa, já que utilizou as narrativas como base para a geração e análise dos dados. A pesquisa se deu em um Instituto Federal no Sul do Brasil. Dentre os conceitos da Teoria Sociocultural, o processo autorregulatório, neste estudo, apresentou-se na narrativa de quatro participantes, enquanto a mediação e o andaimento se apresentaram como elementos indissociáveis no processo de aprendizagem de inglês. As emoções relatadas pelos alunos de inglês do PROEJA foram a ansiedade, a insegurança, a timidez ou inibição, a satisfação e a confiança (e autoconfiança). Observou-se que as emoções negativas – ansiedade, insegurança, inibição ou timidez – estão relacionadas, predominantemente, com a questão do falar uma LE. A emoção negativa ansiedade pode causar efeitos negativos na motivação em sala de aula, porém a insegurança e a inibição podem causar tanto efeitos positivos, como consciência da aprendizagem da língua, quanto negativos, como pouca participação em sala de aula e ambiente desfavorável à aprendizagem.;
Abstract According to Dörnyei (1998b), motivation to learn a foreign language (FL) is understood as the initial force which leads an individual to decide to learn a language; it is also the force which will maintain an individual’s engagement and commitment to his/her learning process. Given that Sociocultural Theory is a theory of mind, and that language is part of the higher functions, central concepts in this study are the self-regulatory process adult learners go through, in addition to mediation, peer collaboration, the Zone of Proximal Development (ZPD) and scaffolding, which means offering assistance to the individual in the learning process at the ZPD. Emotion is a difficult element to measure and, being a recurrent variable in the FL classroom, might bring about either positive or negative effects on the motivation for learning the FL. Therefore, this research comprises an inquiry into the narratives of a group of six English students from the Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA (National Program for the Integration between Professional and Basic Education for Young people and Adults). The research is qualitative and interpretative because it used narratives as the basis for data generation and analysis. It was developed at Instituto Federal in the south of Brazil. Among the concepts of the Sociocultural Theory, the self-regulatory process, in this study, appears in four participants’ narratives, while mediation and scaffolding are seen as inseparable elements in the English learning process. The emotions reported by this group of PROEJA English students were anxiety, insecurity, shyness or inhibition, satisfaction and confidence (and self-confidence). Negative emotions – anxiety, insecurity, inhibition or shyness – are predominantly related to speaking a FL. The negative emotion anxiety might cause negative effects in classroom motivation, but insecurity and inhibition might bring about either positive effects – such as language learning awareness – or negative ones – such as lower participation in the classroom and an unfavorable learning environment.;
Palavras-chave Teoria Sociocultural; Motivação; Emoções; Inglês como LE; PROEJA; Sociocultural Theory; Motivation; Emotions; English as FL; PROEJA;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-27;
Agência de fomento IFSUL - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9142;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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