Resumo:
Desconsiderar a influência que as tecnologias digitais vêm ocasionando nas práticas sociais de leitura e escrita é também desconsiderar a possibilidade de serem pensadas como vetor essencial na promoção do saber e do letramento crítico. Nesse sentido, tendo em vista que os discursos na esfera acadêmica são portadores de valor e a escrita reflexiva é espaço de manifestação de práticas discursivas, objetivamos compartilhar uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos do curso de Letras de uma universidade pública estadual na cidade de Balsas – MA. Nosso trabalho visa a analisar processos de (trans)formação de futuros professores de língua materna no curso de Letras para práticas de letramentos didático-digitais, a partir dos mecanismos de responsabilidade enunciativa na escrita reflexiva sobre e para o local de trabalho docente. A partir de uma pesquisa-ação, de abordagem intervencionista, investigamos a escrita situada no e para o local de trabalho em três gêneros textuais: relatos autobiográficos, projetos didático-digitais e resenhas críticas. Situados no campo interdisciplinar da Linguística Aplicada e alicerçados na concepção dialógica da linguagem, na perspectiva da responsabilização enunciativa (BRONCKART, 1999, 2006), nos estudos de Letramentos (STREET, 2012; BARTON & HAMILTON, 2000; KLEIMAN, 1995, 2014), e em pesquisas acerca do uso da escrita reflexiva no processo de (re)construção identitária do professor (REICHMANN; BURTON, 2009; REICHMANN, 2015), empreendemos um programa de multiletramentos didáticos (PROMULD) que oportunizasse o engajamento de futuros professores em projetos didáticos colaborativos desenvolvidos em contextos escolares reais. Nossas investigações revelaram que o letramento didático-digital do futuro professor pode ser desenvolvido a partir das representações de ser e agir docentes, orientado para os modos como esses sujeitos significam, projetam e operam a escrita reflexiva nas práticas de ensino e aprendizagem de língua materna para os multiletramentos didáticos. Argumentamos que estas práticas podem orientar os professores em formação inicial para a compreensão de que o trabalho do professor encontra-se em uma rede múltipla de relações sociais existentes em um contexto sócio histórico situado que possibilita apreender traços de sua identidade profissional. Ademais, os resultados obtidos na pesquisa podem contribuir para que formadores de professores (re)pensem sua atuação na formação docente inicial e continuada e para o (re)planejamento de políticas públicas que têm em vista o professor.