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Internacionalização do RENMINBI: a percepção das empresas brasileiras em relação ao processo de internacionalização da moeda da China

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metadataTrad.dc.contributor.author Quadros, Sérgio Edegar Girardi de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1651233047105109;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Azevedo, André Filipe Zago de;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0625926234026025;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Internacionalização do RENMINBI: a percepção das empresas brasileiras em relação ao processo de internacionalização da moeda da China;
metadataTrad.dc.description.resumo A China é a segunda maior economia do mundo e maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. Nos últimos 10 anos (desde a crise financeira de 2008), houve uma intenção deliberada por parte do governo chinês para internacionalizar sua moeda por meio de uma abertura lenta e gradual da sua economia. No entanto, ainda se requer várias medidas para alcançar a mesma posição obtida pelo seu potencial rival, o dólar americano. O presente estudo foi realizado com o objetivo de compreender a percepção das empresas brasileiras em relação ao processo de internacionalização da moeda chinesa e seu uso nas transações entre os dois países. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, selecionando nove empresas representativas no relacionamento comercial com a China, através de uma amostragem teórica. A técnica de coleta de dados foi realizada através de entrevistas com base em roteiro de entrevista semiestruturada, elaborado com base na literatura revisada. A pesquisa mostra que a China é um grande parceiro estratégico das empresas brasileiras e que a adoção da moeda pelas empresas pode trazer benefícios econômicos, como aumento do comércio e redução dos custos de transação. A partir das entrevistas também foram identificadas algumas barreiras que convergem com a revisão da literatura, tais como questões de liquidez, confiança e independência da autoridade monetária chinesa. Outras barreiras relacionadas às diferenças culturais também foram identificadas. As empresas entrevistadas apoiam iniciativas relacionadas a fatores políticos e regulatórios, como a assinatura de acordos de cooperação financeira com a China e a adoção pelo Banco Central do Brasil da moeda Chinesa em suas reservas internacionais. Consideram importante a adesão do Brasil ao projeto “Rota da Seda”, permitindo às empresas brasileiras participarem dos negócios gerados pelo projeto e acesso a linhas de crédito de longo prazo para aquisição de equipamentos chineses. Por fim, este estudo apresenta sugestões de iniciativas e ações direcionadas às autoridades políticas visando estimular a realização de acordos de cooperação financeira com a China, diminuindo as barreiras para uso da moeda pelas empresas brasileiras, com o objetivo de aumentar o comércio e o volume de negócios entre os dois países.;
metadataTrad.dc.description.abstract China is the second largest economy in the world and Brazil's largest trading partner since 2009. In the past ten years (since the 2008 financial crisis), there has been a deliberate intention on the part of Chinese government to internationalize its currency through a slow and gradual opening of its economy. However, several measures are still required to reach the same position obtained by its potential rival, the US dollar. This study was carried out with the aim of understanding Brazilian companies’ perception in relation to the internationalization process of Chinese currency and its use in transactions between the two countries. To achieve this aim, a qualitative research, of an exploratory nature, was carried out, selecting nine representative companies of the commercial relationship between Brazil and China, through a theoretical sampling. The data collection was performed through interviews based on a semi-structured script based on reviewed literature. This research suggest that China is a great strategic partner for Brazilian companies and the adoption of Chinese currency by Brazilian companies can bring economic benefits such as increased trade and reduced transaction costs. In this study, some barriers that converge with the literature review were also identified, such as issues of liquidity, confidence and independence of Chinese monetary authority. Other barriers relating to cultural differences were also identified. The companies interviewed support initiatives relating to political and regulatory factors such as the signing of financial cooperation agreements with China and the adoption of Chinese currency by the Central Bank of Brazil in its international reserves. They also consider Brazil's adhesion to the “Silk Road” project to be important, allowing Brazilian companies to participate in business generated by the project and access to long-term credit lines for the acquisition of Chinese equipment. In conclusion, this study presents suggestions for initiatives and actions aimed at political authorities in order to stimulate financial cooperation agreements with China by reducing the barriers to the use of Chinese currency by Brazilian companies in order to increase trade and business volume between the two countries.;
metadataTrad.dc.subject Internacionalização do renminbi; Uso da moeda chinesa; Benefícios econômicos; Aspectos políticos e regulatórios; Empresas Brasileiras; Internationalization of the renminbi; Use of Chinese currency; Economic benefits; Political and regulatory aspects; Brazilian Companies;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-04-28;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9116;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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