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O processo de desenvolvimento da inteligência cultural de forma situada

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Autor Silva, Kézia Andrade da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0523329389986214;
Orientador Klein, Amarolinda Zanela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7550820294257183;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O processo de desenvolvimento da inteligência cultural de forma situada;
Resumo Este estudo teve como objetivo analisar como ocorre o desenvolvimento de Inteligência Cultural (CQ) de forma situada, apoiada pelo uso de dispositivos móveis. Para isso, o método de pesquisa empregado foi Netnografia. A escolha por esse método viabilizou a inserção da pesquisadora em uma comunidade online acessada por dispositivos móveis, a qual permitiu observar e analisar o desenvolvimento da Inteligência Cultural (CQ) de forma situada por parte dos sujeitos de pesquisa (alunos de graduação em Administração) durante um intercâmbio internacional. Para acompanhar esse processo, optou-se por utilizar um aplicativo já existente, o Line®, acessado por smartphones. Essa tecnologia móvel permitiu o acompanhamento diário dos estudantes, por meio de suas postagens de vídeos, textos e fotos e também suas interações em tempo real por chat. Além do acompanhamento pela comunidade online, foram realizadas três entrevistas, uma no início do intercâmbio, outra durante e uma após o intercâmbio, a fim de entender esse processo de desenvolvimento. Os principais resultados indicam que o desenvolvimento da Inteligência Intercultural (CQ) acontecia no cotidiano, nas vivências do dia a dia dos alunos em interações interculturais não só com estrangeiros locais, mas também com estrangeiros de diversas nacionalidades e, em sua maior parte, fora do ambiente acadêmico. A tecnologia móvel, além de permitir o acompanhamento dos sujeitos durante o intercâmbio, também possibilitou interações entre eles, que estavam em diferentes contextos, mas vivenciando desafios semelhantes. Essas trocas de experiências, por meio da tecnologia, geraram aprendizagem, porém não tão intensas como a aprendizagem no contexto situado. As evidências da pesquisa apontam para o desenvolvimento de diferentes dimensões da CQ, de forma situada, especialmente as dimensões motivacional e cognitiva.;
Abstract This study purposes to analyze how does the development of Cultural Intelligence (CQ) occurs in a situated context, supported by the use of mobile devices. For this, the research method applied was Netnography. The choice by this method allowed the insertion of the researcher in an online community accessed by mobile devices, which allowed to observe and analyze the development of Cultural Intelligence (CQ) in a situated placed by the research subjects (undergraduate students in Administration) during an international exchange. To follow this process, was chose to use an existing application, Line®, accessed by smartphones. This mobile technology enabled the daily monitoring of the students, through their video posts, texts and photos and also their real-time interactions by chat. In addition to follow-up by the online community, three interviews were conducted, one at the beginning of the exchange, another during and one after the exchange, in order to understand this development process. The main results indicate that the development of Intercultural Intelligence (CQ) occurred in students' daily lives in intercultural interactions not only with local foreigners, but also with foreigners of different nationalities and, for the most part outside academic environment. Mobile technology, besides allowing the subjects to be followed during the exchange, also allowed interactions between them, which were in different contexts, but experiencing similar challenges. These exchanges of experiences, through technology, generated learning, but not as intense as learning in the situated context. The research evidence points to the development of different dimensions of CQ, in a situated form, especially the motivational and cognitive dimensions.;
Palavras-chave Inteligência Cultural; Aprendizagem Situada; M-Learning; Desenvolvimento de CQ; Tecnologias Móveis; Cultural Intelligence.; Situated Learning; M-Learning; CQ Development; Mobile Technologies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-06-17;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9072;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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