Resumo:
Esta dissertação traz o projeto de pesquisa apresentando na qualificação que tem como objetivo analisar as dinâmicas de gênero na assistência à saúde a pessoas trans. No relatório de campo, descrevemos os percursos metodológicos do pesquisador durante sua trajetória em um Centro de Referência em Saúde de LGBTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres trans, homens trans, queers, interssexuais e outras identificações não-binárias) no sul do Brasil. A pesquisa foi qualitativa de abordagem etnográfica e foi realizada entre 2018 e 2019. Realizamos observação participante na salas de espera e no grupo de apoio do Centro de Referência e convidamos sete pessoas trans para participarem de entrevistas biográficas. A partir dos dados produzidos na pesquisa, refletimos, no artigo, sobre os processos de (des)construção do gênero e os modos de forjar autonomia e reconhecimento. Contextualizamos a problemática na teoria queer, a partir do conceito de performatividade de gênero proposto por Judith Butler, e apresentamos a discussão interseccional que perpassa as questões de gênero, inspirada em Raewyn Connell.