Resumo:
Uma boa infraestrutura rodoviárias é de vital importância para o desenvolvimento das nações, porém, a maioria das obras rodoviárias tomam longos prazos para conclusão. Em paralelo, algumas teorias de produção, como o Sistema Toyota de Produção e a Teoria das Restrições possibilitaram a redução do tempo de atravessamento de produtos industrializados. Diante disto, esta pesquisa propõe diretrizes para o planejamento e programação de obras rodoviárias, visando reduzir o tempo de atravessamento de produção, através de um estudo de casos múltiplos das obras de duplicação da BR-116 no Rio Grande do Sul, utilizando dados documentais e entrevistas com os responsáveis pelas obras. O estudo identificou que os prazos para o licenciamento ambiental e as deficiências em projetos são os principais motivos extrínsecos para o atraso das obras da BR-116. Pôde-se concluir que os planos são deficientes, não há uma identificação clara do caminho crítico da obra e o paradigma utilizado maximiza a produtividade dos recursos, de forma isolada. Também foi constatado que não havia uma definição sobre o tamanho dos lotes de trabalho e os indicadores não estimulam a conclusão de segmentos. As diretrizes visando reduzir o tempo de atravessamento das obras rodoviárias compreendem mobilizar a obra somente quando as restrições legais estiverem encaminhadas, permitir a utilização de recursos a taxas inferiores do que a sua capacidade, utilizar Gráficos Espaço x Tempo para a elaboração dos cronogramas de longo prazo, iniciar a terraplenagem pelo local menos denso em serviços iniciais e de terraplenagem, utilizar a menor extensão possível para os lotes de trabalho de cada atividade, utilizar indicadores que promovam a conclusão de segmentos e utilizar a metodologia Last Planner System para efetivar as programações e controle da obra.