Autor |
Müller, Igor Borges; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6044805865638254; |
Orientador |
Bittencourt, Maria Clara Jobst de Aquino; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1404759638253577; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O jornalismo se sustenta? um estudo de caso do modelo de negócios da VICE; |
Resumo |
A partir deste estudo de caso, busca-se compreender como a VICE – um exemplo de veículo pós-industrial já estabelecido – financia sua prática jornalística em um cenário de escassez de investimentos no mercado. Através de observação e entrevistas com membros da redação do veículo, conduzimos uma análise sobre o modo de produção e o modelo de sustentabilidade da VICE, a partir de uma contextualização histórica dos paradigmas da evolução do jornalismo, tendo como pano de fundo a crise do jornalismo em suas diferentes angulações. Ao final da pesquisa, entende-se que, pela maneira como se aplica o modelo de negócios e suas regras, não há prejuízo dos valores jornalísticos. Seria arriscado dizer que é a solução para as tais crises, porém chega-se ao entendimento de que todos os envolvidos - empresa, jornalistas, leitores e anunciantes - têm a ganhar.; |
Abstract |
From a case study, we seek to comprehend how VICE - an example of post-industrial well-established vehicle - finances their journalistic practices in a scenario of scarce investments. Through observation and interviews with members of their newsroom, we conducted an analysis of their production and their sustainability model, starting with a historic background of journalism evolution's paradigms, taking as a broader context its crisis in its different angulations. Ultimately, we understood that, by the manner their business model is applied within their own rules, there isn't any prejudice over journalistic values. It would be reckless to say that [VICE's business model] is the solution to said crisis, although there is an agreement that all parties - company, journalists, readers and advertisers - have to gain from.; |
Palavras-chave |
Crise no modelo de negócios; Crise no jornalismo; Jornalismo pós-industrial; Modelo de negócios; Estratégia de negócios; Business model crisis; Journalism crisis; Post-industrial journalism; Business model; Business strategy; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2019-11-21; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9007; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |