Abstract:
Esta tese teve como objetivo analisar como as características do cooperativismo influenciam a aprendizagem interorganizacional - AIO em cooperativas. O cooperativismo, nesta tese, é compreendido como uma forma de pensar e agir que é guiada por valores e princípios próprios e vê a cooperativa como a manifestação organizacional desta forma de pensar. Já a AIO é vista como uma continuidade da aprendizagem organizacional - AO e, pelo fato de ser um processo de aprendizagem entre organizações, os elementos da hierarquia não afetam estas relações. Este estudo acabou encontrando uma lacuna teórica que é analisar a AIO das cooperativas pela lente teórica do cooperativismo, justificando, assim, a sua relevância teórica e como meio mais adequado para as ações interorganizacionais dos agentes de cooperativas. Sendo assim, foi possível construir o Framework Teórico para Análise de Aprendizagem Interorganizacional em Cooperativas, que serviu como balizador teórico. O contexto utilizado foram as cooperativas de distribuição de energia elétrica do Rio Grande do Sul que possuem em média 20 anos de permissão para seguirem prestando este serviço. Caso não evidenciem bons resultados, suas permissões poderão ser canceladas. Esta tese tem a pretensão de contribuir para o aprimoramento gerencial na busca da perenidade destas organizações, que são relevantes para o desenvolvimento das regiões atendidas. Para tanto, foi feito um estudo qualitativo, de casos múltiplos, com triangulação de fonte de dados, usando-se o mapeamento de redes sociais, entrevistas e documentos. Como análise, foi feita a análise de redes sociais, análise de conteúdo e análise documental. Foram definidos quatro casos: a rede de técnicos de rede elétrica, a rede contábil-financeira, a rede comercial e a rede comunicação-marketing, analisando a interação entre os agentes e a compreensão sobre cooperativismo e sobre AIO. Os resultados encontrados indicaram que os agentes com maior nível de compreensão do cooperativismo são também os agentes intermediadores das redes de aprendizagem, ou seja, há uma relação positiva entre os agentes que compreendem o cooperativismo e a criação e manutenção de redes de aprendizagem. Contudo, não há uma relação positiva entre a compreensão do cooperativismo com elementos específicos da aprendizagem. Na análise à luz da teoria, ficou claro que a dimensão cooperativismo do framework proposto influencia o constructo das relações interorganizacionais da dimensão AIO, mas não influencia o constructo da aprendizagem. Como considerações finais, a pesquisa apresenta algumas oportunidades gerenciais relevantes para o sistema representativo das cooperativas - apoiar o ensino do cooperativismo como meio de criar substrato positivo para a potencialização da AIO entre cooperativas. Isso incentivará os agentes a aprenderem uns com
os outros, mesmo que ensinem mais do que aprendem, pois a preocupação dos agentes que compreendem e defendem o cooperativismo colaboraram com outras cooperativas também como estratégia de defesa do próprio setor. Como contribuição teórica, esta tese apresenta que os estudos de AIO em cooperativas devem levar em conta o nível de compreensão do cooperativismo dos agentes estudados e considerar que a racionalidade deste agente não se pauta exclusivamente pelo ganho econômico e/ou de conhecimento, mas também como meio de desenvolvimento do campo.