Resumo:
O presente estudo destaca a influência das emoções nos processos cognitivos de profissionais da área contábil. Aferir se os profissionais de contabilidade, em suas análises e geração de informação, podem sofrer influência através da indução de humor por estímulos visuais, e, assim, gerar informações enviesadas, ferindo a neutralidade. A população do estudo foi constituída por 293 profissionais de contabilidade, trabalhadores cadastrados na plataforma Amazon Mechanical Turk (AMT) com critério mínimo de 95% de Taxa de aprovação HIT (%) e recompensa monetária de US$ 0,90, no ano de 2019. Para a obtenção dos dados optou-se pela criação de um experimento “online” disponibilizado na plataforma. Os trabalhadores foram randomizados para uma das 06 situações experimentais. Sendo duas neutras e quatro com indução de humor por valência negativa ou positiva. Em seguida deveriam analisar balanços contábeis e demonstração do resultado do exercício notadamente com tendências pessimistas ou otimistas. Da amostra inicial 103 acei- taram participar do experimento, em sua (maioria) americanos (57.3%, p < 0.01), profissionais atuando na área contábil e auditoria (X2(7) = 65,311, p < 0.01), com graduação (X2(2) = 65,824, p < 0.01) e experiencia profissional até 10 anos (X2(2) = 50,233, p < 0.01). Para a indução de humor o teste qui-quadrado apontou associa- ção entre as situações experimentais e as emoções declaradas pelos participantes (X2(30) = 66.82, p < 0.001). Uma ANOVA one-way foi realizada para verificar o efeito da situação experimental na recomendação de investimento, com efeito, principal da situação experimental envolvida (F(5, 97) = 2.86, p < 0.05). Imagens com valência positiva, com análise de dados contábeis com tendências otimistas (IB x DB), teve maior escore no que se refere a recomendação de compra da empresa (δ = -1.18, p = 0.04) em comparação ao grupo (IR x DR). Nas escalas semânticas de indução de humor, os indivíduos expostos às imagens com valências positivas se sentiram significativamente mais felizes quando comparado aos indivíduos expostos às imagens com valências negativas, que se sentiram mais tristes. Os dados mostram, ainda, que a indução de humor influenciou de forma significativa a análise dos dados contábeis para contadores com humor positivo. Contadores felizes deram escores mais altos para recomendação de compra da empresa quando comparados a contadores tristes, caracterizando viés do otimismo.