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Estratégica e/ou Constitutiva? o papel da narrativa na divulgação científica midiática

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Autor Iracet, Êrica Ehlers;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2927604331542448;
Orientador Giering, Maria Eduarda;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9369529788005920;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Estratégica e/ou Constitutiva? o papel da narrativa na divulgação científica midiática;
Resumo O presente estudo tem o objetivo de verificar o papel – estratégico e/ou constitutivo – da narrativa em 30 notícias que divulgam temas e pesquisas científicas a um público não especializado, veiculadas nas revistas Ciência Hoje, Galileu e Scientific American Brasil. O aporte teórico baseia-se nos Estudos Semióticos de Algirdas J. Greimas, na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau, e na Análise Textual dos Discursos, postulada por Jean-Michel Adam. Sob um ponto de vista que integra as perspectivas semiótica, semiolinguística e textual, e a partir de resultados de análises quantitativas e qualitativas, defende-se que, para além de seu funcionamento estratégico e pragmático com vistas à realização, pela instância de enunciação, de diferentes macroações discursivas no texto, a narrativa desempenha papel constitutivo e imanente na transformação de um estado de não saber, de saber parcial ou de saber de senso comum do leitor não especializado em um estado de saber em relação ao conhecimento científico. Para os fins desta investigação, analisam-se as notícias quanto ao contrato de comunicação em que estão inseridas e aos seus fins discursivos, bem como ao modo como incorporam o fenômeno da narratividade e às implicações desse fenômeno para a finalidade primeira do discurso de divulgação científica midiática (DCM): informar (fazer-saber) o leitor sobre ciência.;
Abstract This study aims to verify the role - strategic and/or constitutive - of narrative in texts which popularize scientific themes and studies to a non-specialized public, published in the magazines Ciência Hoje, Galileu and Scientific American Brasil. The theoretical input is based on the Semiotic Studies by Algirdas Julien Greimas, on Semioliguistic Theory of Discourse Analysis, by Patrick Charaudeau, and on Textual Analysis of Discourse, postulated by Jean-Michel Adam. Under a point of view which integrates semiotic, semiolinguistic and textual perspectives, and from results of quantitative and qualitative analyses, we argue that, besides of its strategic and pragmatic functioning towards the realization, by the instance of enunciation, of different discursive macro-actions in the text, narrative plays a constitutive and immanent role in the transformation of a not-knowing state (or partial knowing) of the non-specialized reader in a knowing state with regard to the scientific knowledge. For the purposes of this investigation, we analyze the texts in relation to the communication contract in which they are inserted and to their discursive aims, as well as to the way they incorporate the phenomenon of narrativity and to the implication of this phenomenon to the primordial purpose of the mediatic scientific popularization discourse: to inform (making-know) the reader about science.;
Palavras-chave Divulgação científica midiática; Narrativa; Narratividade; Semiótica; Semiolinguística; Análise textual dos discursos; Scientific popularization in media; Narrative; Narrativity; Semiotics; Semiolinguistics; Textual analysis of discourse;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-08-26;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8937;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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