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Se ela dança, eu penso: a recepção de videoclipes por jovens mulheres porto-alegrenses e suas (re)construções de gênero

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metadataTrad.dc.contributor.author Bittencourt, Sheisa Amaral da Cunha;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5936403984315701;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Bonin, Jiani Adriana;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5067996940631872;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Se ela dança, eu penso: a recepção de videoclipes por jovens mulheres porto-alegrenses e suas (re)construções de gênero;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as significações produzidas por jovens moradoras de bairros populares de Porto Alegre para as construções da identidade feminina presente em videoclipes nos processos de recepção. Para embasar a investigação, fiz um resgate histórico sobre a trajetória dos videoclipes, buscando conhecer a construção do feminino nos videoclipes, assim como sua importância como articulador social e cultural. Ao longo deste trabalho, o gênero operou como uma categoria epistemológica para se perceber as relações de poder e as interpretações delas nos videoclipes. A fim de entender a problemática, problematizei teoricamente a midiatização, o videoclipe, o gênero e a recepção. Realizei uma pesquisa de campo e, por dois anos completos, convivi com as quatro jovens que se tornaram interlocutoras participantes do processo de construção deste trabalho. A pesquisa contou com estratégias metodológicas diferenciadas para a análise dos videoclipes e para a abordagem das jovens e das significações produzidas para os videoclipes. Para a análise dos videoclipes, me inspirei no método de molduras. Em relação à abordagem das jovens, realizei questionários e entrevistas em profundidade. A dissertação possibilitou analisar as significações que as jovens produzem para as construções de gênero ofertadas nos videoclipes, o papel do gênero como mediação e as potencialidades dos feminismos emergentes para a produção destas significações.;
metadataTrad.dc.subject Videoclipes; Gênero; Midiatização; Jovens;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-03-28;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROEX - Programa de Excelência Acadêmica;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8925;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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