Autor |
Fiamoncini, Paulo José; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1558800711490638; |
Orientador |
Ladeira, Wagner Junior; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9003489318938913; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O “efeito” do comportamento frugal dos consumidores no segmento do varejo; |
Resumo |
Um comportamento cada vez mais presente no consumidor moderno é a frugalidade. Por díspares motivos as pessoas estão deixando de consumir, ou consumindo menos e/ou “melhor”, em geral, em prol de algum objetivo maior, sendo que para ser caracterizado como frugal esse comportamento deve ocorrer de forma voluntária. O presente trabalho busca analisar no período de 2014 a 2017 qual foi o efeito do comportamento frugal sobre o segmento do varejo de Santa Catarina. Como metodologia, o estudo enquadra-se como exploratório e descritivo, com a utilização de entrevistas semiestruturadas com os presidentes de entidades ligadas ao comércio para traçar um perfil da frugalidade no estado. Com base no referencial teórico apresentado e nessas entrevistas, foi analisado qualitativamente a frugalidade no estado para sua caracterização e para consequentemente discutir o seu impacto no varejo, bem como as estratégias utilizadas para mitigar esse impacto. Dessa forma, constatou-se que por motivos do momento econômico vivido, do acesso à tecnologia, do aumento da preocupação com a sustentabilidade, por aspectos culturais e socais o comportamento frugal está presente e, por essas razões, consumidor catarinense foi influenciado. Foram observados os comportamentos ligados à frugalidade quando o consumidor trocou produtos mais caros por mais baratos e de poupar, que contribuíram para a queda de receitas no varejo que foi decrescente em boa parte do período estudado, sem que o varejista se preocupasse com estratégias para reduzir o impacto desse tipo de comportamento no consumidor.; |
Abstract |
A gradually present behavior in the modern consumer is frugality. Besides, for different reasons people are declining to consume, or consuming less or "better", in general, for some greater purpose, and to be characterized as frugal this behavior must occur voluntarily. Moreover, this research main goal is to analyze in the period from 2014 to 2017 the effect of the frugal behavior at the Santa Catarina retail segment. Regarding the methodology, the study is considered exploratory and descriptive, with the use of semi-structured interviews with the presidents of entities associated to the commerce to identify a profile of frugality in the state. Furthermore, based on the theoretical framework presented and on the interviews, it was qualitatively analyzed the frugality in the state for its characterization and consequently to discuss its impact in the retail, as well as the strategies used to mitigate this impact. Therefore, it was verified that because of the economic moment lived, access to technology, increased concern with sustainability, cultural and social aspects, frugal behavior is present and, for these reasons, the Santa Catarina consumer was influenced. In conclusion, it was observed the behaviors related to frugality when consumers changed more expensive products for cheaper ones and to save, which contributed to the decrease revenues in retail, which declined in a great part of the period studied, without the retailer worrying about strategies to reduce the impact of this kind of consumer behavior.; |
Palavras-chave |
Frugalidade.; Santa Catarina; Varejo; Estratégias; Frugality; Santa Catarina; Retail; Strategies; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2018-08-26; |
Agência de fomento |
UNIDAVI - Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8786; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |