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Díades Comprador-Fornecedor: A Influência das Fontes de Ganhos Relacionais e da Assimetria de Poder no Valor do Relacionamento

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Autor Utzig, Júnior;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6381303082627993;
Orientador Wegner, Douglas;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1623033647698028;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Díades Comprador-Fornecedor: A Influência das Fontes de Ganhos Relacionais e da Assimetria de Poder no Valor do Relacionamento;
Resumo A presente pesquisa busca compreender como uma pequena empresa fornecedora que estabelece relações numa díade com uma grande empresa compradora percebe o valor dessa relação. Um dos objetivos é compreender se as fontes de ganhos relacionais são percebidas e se influenciam o valor do relacionamento. O outro é perceber se mesmo em uma relação com uma grande empresa tendo o maior poder, essa assimetria de poder influencia também o valor do relacionamento para a empresa fornecedora de uma grande empresa compradora. A abordagem escolhida foi quantitativa, por meio de uma survey, obtendo-se a amostra de 145 respondentes. As questões utilizadas foram originárias de escalas já aplicadas e validadas, mas foi conferida a sua validade por meio de análise fatorial. Sete hipóteses iniciais e uma posterior à fatorial foram testadas por meio de regressão linear múltipla. Os resultados indicam que o compartilhamento de conhecimento, a complementariedade de recursos e a governança relacional são fontes de ganhos relacionais que favorecem o valor do relacionamento, assim como o uso do poder indireto e do poder de recompensa também. Já o poder de coerção atua de forma negativa para o valor do relacionamento. Outras dimensões de valor do relacionamento foram testadas como contribuições adicionais para a pesquisa. Diante dos resultados encontrados, surge a oportunidade de que estudos futuros sejam realizados com as dimensões de valor do relacionamento de forma separada, afim de compreender como elas se manifestam. Também são trazidas contribuições para a aplicação gerencial dos resultados obtidos.;
Abstract The present research deals to understand how a small supplier company that establishes relationships in a dyad with a large buyer company appropriates the value of this relationship. One of the objectives is to understand if the sources of relational gains are perceived and if they influence the value of the relationship. The other is to see if in a relationship with a large company that have the greatest power, this power asymmetry influences the value of the relationship to the supplier company of a large buyer company. The technical approach was quantitative, through a survey, obtaining the sample of 145 respondents. The questions were used from scales already applied and validated, but their validity was checked by factorial analysis. Seven initial hypotheses and one posterior hypotheses were tested using multiple linear regression. The results indicate that knowledge sharing, resource complementarity and relational governance are sources of relational gains that favor the value of the relationship, as well as the use of indirect power and reward power. The coercion power acts negatively on the value of the relationship. Other value dimensions of the relationship were tested as additional contributions to the research. Given the results found, the opportunity arises that future studies are carried out with the value dimensions of the relationship separately, in order to understand how they are manifested. Contributions are also brought to the managerial application of the results obtained.;
Palavras-chave Fontes de Ganhos Relacionais; Assimetria de Poder; Valor do relacionamento; Pequena Empresa; Sources of Relational Gains; Power Asymmetry; Relationship Value; Small business;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-11-20;
Agência de fomento Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8785;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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