Resumo:
Transformações globais em nível tecnológico, social, econômico e em termos de desenvolvimento de países e de camadas sociais no mercado global impuseram uma agilidade no mundo dos negócios jamais vista. Inovar neste contexto altamente dinâmico tornou-se uma exigência para organizações que pretendem sobreviver no mercado. Novos modelos de relacionamento interorganizacionais se desenvolveram e o compartilhamento de recursos, capacidades e conhecimentos com o intuito de desenvolvimento de inovações tornou-se fundamental. É neste contexto de agilidade que esta tese se insere focando na compreensão do processo de coinovação adotado pelas organizações atuantes neste ambiente, tendo por objetivo principal propor um quadro teórico-conceitual que possibilite a compreensão da dinâmica das interações realizadas entre os múltiplos atores durante o processo de coinovação. Coinovação, neste trabalho, se refere aos processos de inovação aberta interativa e conjunta de cocriação de valor realizado por múltiplos atores. No centro do conceito aparecem as interações entre os múltiplos atores, ponto que também é o foco desta tese. Para análise dos conceitos, tomou-se o contexto empírico dos hackathons, maratonas de programação focadas no desenvolvimento de soluções baseadas em tecnologia para desafios propostos por organizações patrocinadoras. Tais eventos têm especial aplicabilidade do conceito central aqui explorado face contarem com variados atores, sejam organizadores, designers, clientes ou especialistas em tecnologia e em mercado que interagem entre si em favor da criação de um artefato capaz de solucionar uma questão específica do mercado. Neste sentido foi realizado um estudo de casos múltiplos integrados tomando-se por base cinco eventos hackathons promovidos por organizações locais, nacionais e internacionais que contaram com o desenvolvimento de soluções com foco em impacto social, em produto e em tecnologia exclusivamente. Da análise comparativa destes cinco casos, integrando três unidades de análise (atores envolvidos, dinâmica dos eventos e dinâmica das equipes presentes) foram elucidados os cinco elementos antecedentes da dinâmica das interações para a coinovação existentes nestes eventos, construindo-se o quadro teórico-conceitual pretendido neste estudo. Como contribuições desta tese, em primeiro lugar o estudo dos hackathons sob o ponto de vista de ambientes de coinovação, inexistente na literatura até então. Além disso, o estudo dos cinco elementos antecedentes das interações em coinovação de forma conjunta e empírica, diferentemente de pontos de vista somente conceituais e em separado desenvolvidos anteriormente. Tal estudo foi capaz de compor um quadro teórico-conceitual inferindo que elementos de comunicação, convergência, coordenação, engajamento e objetivos comuns têm relação antecedente às interações ocorridas durante o processo de coinovação. Ainda, foram localizados diferentes componentes antecedentes destes cinco elementos, compondo três novos conjuntos de antecedentes antes não localizados. Como terceira contribuição, a exploração aplicada do conceito de coinovação no contexto dos hackathons, sugerindo ambos, o conceito e o evento, como estratégias de relacionamento do organizador com seu ecossistema, fator importante aos praticantes e estudiosos da gestão da inovação. Finalizando a tese são apresentadas algumas limitações enfrentadas e sugestões para pesquisas futuras, especialmente sob o ponto de vista do aprofundamento das relações ora estudadas.