Resumo:
Esta pesquisa aborda o mapeamento dos processos de difusão da cultura da sustentabilidade na moda ocorridos no Ecossistema da Moda Sustentável do RS. O ecossistema em questão é um movimento ativado por especialistas em design que operam à luz do design estratégico, desenvolvendo estratégias que buscam promover a inovação sociocultural na moda. A difusão da cultura da sustentabilidade é entendida, nesta pesquisa, como promotora de conexões e relações sociais capazes de ampliar o alcance das inovações. O mapeamento de processos foi realizado através de um trabalho cartográfico que envolveu uma pesquisa-intervenção. A pesquisa-intervenção teve como recurso a cocriação de artefatos projetados por meio do ativismo de design com o objetivo de gerar engajamento e participação social. As ativações e intervenções ocorreram em três territórios principais: Virada Sustentável 2018, Semana Fashion Revolution 2018 e hashtag #modamudamundo no Instagram. A partir dessas ativações e da circulação dos artefatos projetados, foi observado o fluxo das conexões. Com base nos fluxos observados em campo, foram desenhadas tramas processuais. Através dessas tramas, são discutidos os conceitos de ativismo de design, coalizão de design e colaboração, bem como sugerido um mapa dos processos da difusão da cultura da sustentabilidade na moda, tendo como base esses conceitos. Nossos achados indicam que o processo de difusão perpassa a recombinação de recursos existentes, que pode ser operada pelas habilidades de design. A recombinação de recursos comtempla o uso de ferramentas de comunicação digital, como as redes sociais da internet, que por sua característica de rede distribuída, oferece a possibilidade de que diferentes níveis de vínculos sociais aconteçam e gerem temáticas emergentes em relação à moda sustentável, contribuindo para a ampliação dos nós nas redes e da difusão de cultura.