Resumo:
Essa pesquisa tem como objetivo compreender o processo de construção de identidade e de desenvolvimento das lideranças nos Colégios das Missionárias Servas do Espirito Santo (MSSpS) da Província Brasil Sul. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, através de 15 entrevistas semiestruturadas, com funcionários que ocupam posição de liderança nos colégios das MSSpS, ou seja, pedagogas e líderes de setores como comunicação, secretaria e informática. Os dados foram tratados através da Análise de Conteúdo, com a utilização do software NVivo 10. O referencial teórico versa sobre conceitos do desenvolvimento de identidades (DERUE; ASFHORD, 2010), a liderança como propriedade coletiva (FAGUNDES; SEMINOTTI, 2009; KOMIVES et al., 2005) e liderança como produto e produtora de relações (CABRAL, 2018). Como resultado, identificou-se cinco categorias: (1) a percepção dos atributos necessários ao líder, (2) a cultura organizacional, (3) as percepções sobre a própria trajetória, (4) os desafios e (5) as concepções de liderança que constituem a instituição. Cada uma dessas dimensões tem distintas implicações para a construção da identidade e para o desenvolvimento da liderança. Em geral, o líder deve ser uma pessoa humilde, responsável e que dá o exemplo. Ele deve motivar as pessoas, ter proatividade e zelar pelos valores da instituição, além de priorizar o trabalho em equipe. Os cursos de formação e a atenção à qualidade de vida do trabalhador são essenciais para o desenvolvimento do líder. Também, para ser um líder, é necessário que se faça cumprir os valores da instituição, neste caso, valores que incluem o respeito ao próximo, o carisma e a valorização do ser humano, sobretudo. Além dos valores, são incentivadas práticas que promulguem a espiritualidade. As relações de hierarquia se apresentam como relações de proximidade, de confiança e de familiaridade. Assim, essas reações possibilitam o desenvolvimento da liderança na medida em que permitem a participação e instituem um espaço de diálogo e integração de responsabilidades, constituindo um ambiente propício para o crescimento dos funcionários. Destacam-se experiências vividas no decorrer da vida dos líderes, que contribuem para como hoje lidam com a posição que ocupam. Os desafios que enfrentam no dia a dia de trabalho, que também contribuem para o desenvolvimento da liderança, são principalmente os relacionados com a gestão das pessoas, ou seja, como lidar com diferentes opiniões, necessidades, aptidões, competências e habilidades. Esta pesquisa identificou que o processo de desenvolvimento das lideranças nos colégios mantidos pelas MSSpS no Brasil Sul se dá através de engajamento, reconhecimento relacional, consolidação da identidade (autoconhecimento no processo de integração com o grupo), aprovação coletiva e autoavaliação. O grupo de entrevistados apontou, como necessidade de melhorias, a capacitação de pessoas e o modelo de gestão.