Autor |
Fucks, Nathália Silva Carapeços; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0814342121801452; |
Orientador |
Marocco, Beatriz Alcaraz; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0598418499690877; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Rumos do jornalismo cultural: uma análise sobre o impacto da lógica do infotenimento nas práticas jornalísticas do núcleo de cultura da Folha de S. Paulo; |
Resumo |
Esta pesquisa trata do impacto do infotenimento (DEJAVITE, 2006; AMARAL, 2008) nas práticas do jornalismo cultural, com foco na produção de notícias do núcleo de cultura da Folha de S. Paulo (sites Ilustrada e F5). Inserido em um cenário de valorização do entretenimento como uma das funções do jornalismo (NEVEU, 2006), o estudo tem como proposta compreender as particularidades da lógica do infotenimento no que tange à escolha das pautas, à influência nos valores-notícia (SILVA, 2014) e à relação com a audiência (BARSOTTI, 2014). Para refletir sobre o tema de forma complexa, foi preciso aprofundar questões como as características do jornalismo cultural, o conceito de cultura, a valorização da indústria dos lazeres, os aspectos do jornalismo de mercado e a aproximação com o conceito de jornalismo diversional (ASSIS, 2018). O acompanhamento das práticas teve inspiração etnográfica (TRAVANCAS, 2006; LAGO, 2007; RYFE, 2018) e foi apoiado por entrevistas e um diário de campo que, posteriormente, foram contrastados com os materiais produzidos pelos jornalistas durante o período de observação. Na análise dos dados obtidos, foi possível concluir que as características do infotenimento, intimamente ligadas à busca por captar a atenção do leitor, impactam a produção da notícia de diferentes formas, da concepção da pauta à execução das matérias, da edição da reportagem à preocupação em ganhar visibilidade via capas dos sites de notícia e compartilhamentos nas redes sociais. Entretanto, entendeu-se também que não há um afastamento completo das técnicas jornalísticas, mas sim, um formato híbrido entre informação e entretenimento.; |
Abstract |
This research deals with the impact of infotainment (DEJAVITE, 2006; AMARAL, 2008) on the practices of cultural journalism, focusing on the production of news from the culture center of Folha de S. Paulo (websites Ilustrada and F5). The purpose of this study is to understand the particularities of the infotainment logic regarding the choice of guidelines, the influence on news values (SILVA, 2014) ) and the relationship with the audience (BARSOTTI, 2014). To reflect on the subject in a complex way, it was necessary to deepen questions such as the characteristics of cultural journalism, the concept of culture, the valuation of the leisure industry, aspects of market journalism and the approach to the concept of diversional journalism (ASSIS, 2018). The follow-up of the practices was ethnographic inspiration (TRAVANCAS, 2006, LAKE, 2007; RYFE, 2018) and was supported by interviews and a field diary that were later contrasted with the materials produced by the journalists during the observation period. In the analysis of the data obtained, it was possible to conclude that the characteristics of infotenimento, intimately linked to the search for capturing the reader's attention, impact the production of the news in different ways, from the conception of the agenda to the execution of the stories, from editing the report to the concern to gain visibility via the cover of news sites and shares on social networks. However, it was also understood that there is a complete departure from journalistic techniques, but rather a hybrid format between information and entertainment.; |
Palavras-chave |
Infotenimento; Jornalismo cultural; Valores-notícia; Folha de S. Paulo; Infotainment; Cultural journalism; News values; Folha de S. Paulo; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2019-03-29; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8753; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |