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A regulação das interações através da constituição de circuitos-ambientes : o caso das pesquisas de intenções de votos nas eleições presidenciais de 2014 – primeiro turno

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Autor Alencar, Ricardo Vernieri de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3227573764685500;
Orientador Ferreira, Jairo Getulio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8243334414084240;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A regulação das interações através da constituição de circuitos-ambientes : o caso das pesquisas de intenções de votos nas eleições presidenciais de 2014 – primeiro turno;
Resumo Este trabalho propõe-se a examinar como estabelecem-se as inter-relações e como adaptam-se as várias instituições e agentes posicionados, diante da entrada de uma nova informação em um circuito-ambiente midiatizado nas eleições presidenciais de 2014. O problema de pesquisa está formulado nos seguintes termos: como se dá o processo de circulação num ambiente que se transforma, se adapta, a uma nova informação em um circuito-ambiente midiatizado nas eleições presidenciais de 2014? A construção do caso deu-se a partir dos indícios observados no contexto das interações entre instituições do campo jornalístico, político e econômico, decorrentes dos usos dos resultados de diversas pesquisas de intenções de votos do primeiro turno (realizadas pelo Instituto Datafolha) sobre o processo eleitoral em 2014 tendo como perspectiva a midiatização. Como recurso metodológico para observação do fenômeno empírico escolheu-se a configuração do caso na perspectiva do método. Na construção do argumento abdutivo usou-se a tríade materiais, indícios e inferências, essas foram sucessivamente diagramadas. Nas conclusões percebemos que o campo midiático traz à cena a pesquisa de intenção de voto, na tentativa regular os discursos do campo político, conforme lógicas das racionalidades de mercado. Isso induz o campo político a uma prática mercantil. Para isso, ele se integra ao circuito-ambiente sugerido pela lógica da indústria cultural, inclusive por sinergia e por uma lógica que se instala na audiência. Ocorre um auto fortalecimento dos sistemas midiáticos e econômicos, com adesão de parcela do campo midiático, que passa a ser hegemonizado no circuito estudado, por uma discursividade que reconhece a lógica sugerida pelos mercados. A agonística se estabelece nesse novo campo de sinergias.;
Abstract This research proposes to examine how to set up the interrelationships and how to adapt the various institutions and agents positioned in front of the entrance of new information in a mediatized ambient-circuit in the 2014 presidential elections. From that, the main question for this research is: How is the circulation process in an ambient that changes, adapts to new information in a mediatized ambient-circuit in the 2014 presidential elections? The construction of the case took place from the evidence observed in the context of interactions between institutions of journalistic, political and economic field, resulting from the use of the results of several public opinion polls about in the first-round voting intentions (conducted by Datafolha Institute) on the electoral process in 2014 having as perspective the mediatization. As a methodological resource for observation of empirical phenomenon was chosen the case configuration as the perspective of the method. In the construction of abductive argument, we used the triad: materials, evidence and inferences, these were successively diagrammed. In the conclusions we realize that the media field brings to light the public opinion polls intention to vote in attempt to regulate the speeches of the political field, as logic of market rationalities. This induces the political field to a mercantile practice. For this, it integrates the ambient-circuit suggested by the logic of the cultural industry, including by synergy and by a logic that is installed at the audience. It happens a self-empowerment of media and economic systems, with accession of most part of the media field, which becomes hegemonic in the studied circuit, by a discourse that recognizes the logic suggested by the markets. The agonistic establishes itself in these new synergies field.;
Palavras-chave Midiatização; Circulação; Circuito-ambiente; Pesquisa de Opinião Pública; Eleição; Mediatization; Circulation; Ambient Circuit; Public Opinion Polls; Election;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2016-09-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8749;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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