Autor |
Delagracia, Bianka Maria; Oliveira, Núcia Alexandra Silva de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0375084065646381; http://lattes.cnpq.br/2630049868382261; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Percursos de ensino e aprendizagem do ensino de história do Brasil: uma análise dos parâmetros curriculares nacionais e da proposta curricular de Santa Catarina; |
Resumo |
O trabalho a ser apresentado é resultado parcial da pesquisa “Entre textos e sujeitos: percursos e aprendizagem de História do Brasil (1998-2016), coordenado pela Profa. Dra Nucia Alexandra Silva de Oliveira e desenvolvido no Laboratório de Ensino de História (LEH). O objetivo deste projeto é investigar percursos de ensino e aprendizagem de História do Brasil através do estudo de documentos prescritivos do ensino e das narrativas construídas por professores e estudantes de História da Educação Básica. Para tanto, parte-se das contribuições de conceitos como saber escolar, cultura escolar, pensamento histórico, cultura histórica e narrativa histórica.; |
Palavras-chave |
Ensino de História; Parâmetros Curriculares Nacionais; História do Brasil; Proposta curricular; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8668; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |