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Proposição de uma plataforma tecnológica para serviços de manutenção de pavimentos em rodovias: estudo na concessão da BR-290/RS

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Autor Meirelles, Eduardo Ballejo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6229515267238295;
Orientador Richter, Cristiano;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4001849220549909;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Proposição de uma plataforma tecnológica para serviços de manutenção de pavimentos em rodovias: estudo na concessão da BR-290/RS;
Resumo Mesmo com mais de 500 anos o Brasil sofre com a precariedade da sua malha rodoviária. Estudos apontam apenas 12% de rodovias com uma estrutura consolidada de pavimento e a grande maioria delas com más condições de conservação. Muito disto se dá em função do baixo poder de gerência dos órgãos públicos em coordenar a manutenção necessária para garantir a vida útil das estruturas, sejam por questões financeiras ou por quaisquer outros aspectos. Sendo o pavimento algo de tamanha importância, visto seu alto valor financeiro agregado, existe a necessidade rotineira de inventar e reinventar processos, métodos, materiais e equipamentos que auxiliem na condução de sua gerência. Da análise deste cenário é que a Concessionária responsável pela administração – até o ano de 2018 – das rodovias BR-290/RS e BR-116/RS buscou inovar no processo de gestão da manutenção de pavimentos, promovendo a criação de uma plataforma tecnológica (aplicativo para smartphone) que auxiliasse neste elo tão fundamental da concessão. Exalta-se que o autor desta pesquisa é funcionário da empresa. Diante deste contexto, o objetivo desta pesquisa foi propor uma plataforma tecnológica para os serviços de manutenção de pavimentos em rodovias, através do estudo da concessão da BR-290/RS (trecho entre os km 0 e 112). Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa denominada Design Science Research para condução da criação da ferramenta, demonstrando a aplicabilidade da mesma através de simulações. Foi realizado um estudo para identificar e analisar quais eram as ferramentas de gestão utilizadas na conservação do pavimento da rodovia estudada, permitindo uma revisão e melhoria dos processos de gestão. Os resultados desta análise, em especial os desperdícios e retrabalhos identificados, apontaram para necessidade de desenvolver uma nova ferramenta de gestão que possibilitasse ganhos de produtividade e armazenamento de informações. A plataforma foi desenvolvida e demonstrou trazer ganhos frente aos problemas enfrentados no cotidiano da manutenção da pavimentação da rodovia. Pode-se destacar que tais ganhos se potencializam, principalmente, (a) na agilidade da execução de levantamentos de campo, (b) melhoria da produtividade dos serviços de manutenção, (c) rastreabilidade dos serviços executados e (d) banco de dados para análise das patologias e identificação dos padrões de falhas. Sugere-se que, para estudos futuros, o escopo da plataforma seja ampliado para outros serviços da gestão da rodovia buscando um sistema mais integrado de gestão com melhorias dos serviços e racionalização dos custos em maior escala.;
Abstract Even with more than 500 years, Brazil suffers from the precariousness of its road network, where studies show only 12% of highways with a consolidated pavement structure and the vast majority of them with poor conservation conditions. Much of this is due to the poor management power of public bodies in coordinating the maintenance necessary to guarantee the useful life of the structures, whether for financial or any other aspects. Since pavement is of such great importance, given its high aggregate financial value in construction or even maintenance, there is a routine need to invent and reinvent processes, methods, materials and equipment that will help manage its management. The analysis of this scenario is that the Concessionaire responsible for managing BR-290/RS and BR-116/RS – until 2018 – sought to innovate in the process of floor maintenance management, promoting the creation of a technological platform that aid in this very fundamental link of the concession. In this context, the objective of this research was to propose a technological platform for road pavement maintenance services, through the study of the BR-290/RS concession (km 0 to 112). To do so, the research methodology called Design Science Research was used to guide the creation of the tool, demonstrating the applicability of the tool through simulations. Initially, a study was carried out to identify and analyze the management tools used to preserve the pavement of the highway studied. The results of this analysis, in particular the wastes of identified resources, pointed to the need to develop a new management tool with productivity gains and information storage. After completing this analysis, opted for a technological platform through solutions of management services via application for smartphones. The development of this platform came together with the review and improvement of management processes. The platform was developed and demonstrated the potential for the problems faced in the daily maintenance of road paving. It should be noted that such gains were mainly due to: (a) the agility of performing field surveys, (b) improving the productivity of maintenance services, (c) traceability of services performed, (d) database for analysis of pathologies and identification of failure patterns. It is suggested that, for future studies, the scope of the platform be expanded to other highway management services seeking a more integrated management system with improved services and rationalization of costs on a larger scale.;
Palavras-chave Base de dados; Aplicativo; Infraestrutura rodoviária; Data base; App; Road infrastructure;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-02-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8665;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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