Mostrar registro simples

Autor Carvalho, Leticia Marques Borges Vilela de; Agranionih, NeilaTonin;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Autonomia e matemática na Educação Infantil;
Resumo Este trabalho visa relatar a experiência vivenciada no desenvolvimento da sequência didática “Eleições” em uma turma de Pré II, com crianças de seis anos de um Centro de Educação Infantil de Curitiba, PR. O fato observado de que as crianças eram pouco solicitadas para tomadas de decisões coletivas e individuais, nos levou a planejar uma sequência didática que propiciasse o desenvolvimento da autonomia na infância e também contribuísse para o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas ao longo da vida. Pensar a matemática na Educação Infantil é pensar em como cercar a criança de questionamentos, tanto para conhecermos o que já sabem, quanto para problematizar situações que envolvam, por exemplo, problemas que demandam habilidades de unir, separar, subtrair, corresponder e também identificar propriedades dos objetos como cor, tamanho, forma, etc. Quando usamos estas ferramentas, promovemos oportunidades para as crianças de construir conhecimentos matemáticos.;
Palavras-chave Matemática na Educação Infantil; Autonomia infantil; PIBID;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8638;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística